MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 26 de maio de 2013

Concurso na BA busca a maior árvore Jequitibá; premiação é de R$ 20 mil


Podem participar pessoas físicas, jurídicas e comunidades tradicionais.
Os 10 maiores exemplares passarão por uma análise técnica.

Do G1 BA

Jequitibá com mais de 400 anos é uma das atrações da trilha (Foto: Divulgação/Prefeitura de Conceição do Castelo)Jequitibá foi escolhido para edição 2013 do
concurso (Foto: Divulgação/Prefeitura de Conceição
do Castelo)
O “Programa Árvores da Cabruca” lança na quarta-feira (29), o concurso “Maiores Árvores da Região Sul da Bahia”, que busca a maior espécie da árvore Jequetibá. Para participar do concurso, o interessado precisa se inscrever a partir da quinta-feira (30) até o fim de outubro, dia 31, na sede do Instituto Cabruca, que fica em Ilhéus.
Podem participar pessoas físicas, jurídicas e comunidades tradicionais que possuam imóveis, lote de assentamento ou qualquer outra forma que caracterize posse da terra, localizada na região Sul da Bahia. O regulamento da ação pode ser encontrado no site da instituição.
Os 10 maiores exemplares passarão por uma análise técnica, onde será escolhido o vencedor, que receberá um prêmio de R$ 20 mil. A preimação deverá ser utilizada para investir em uma trilha de ecoturismo acompanhada de um plano de negócio, onde o proprietário do terreno poderá mostrar ao público, a árvore vencedora.
Entre os objetivos do concurso estão: identificar as árvores centenárias, ampliar as visitas ao local, estimular o turismo rural e ecológico, a conservação de grandes árvores e incentivar os agricultores a conservarem estas árvores como patrimônio cultural, paisagístico e natural do Sul da Bahia.
A iniciativa é do Instituto Cabruca, com apoio da Comissão Executiva do Plano de Lavoura Cacaueira (CEPLAC), Secretaria de Turismo do Estado da Bahia, Ministério Público da Bahia, Instituto Federal Baiano.
Os organizadores do evento escolherem o Jequitibá por conta da espécie ser uma das mais tradicionais da região cacaueira do sul da Bahia. Nos próximos anos, a organização do concurso pretende escolher as maiores árvores de outras espécies, ficando previamente definida a escolha dos maiores Pau Brasil em 2014, Vinhático em 2015, Cedro 2016 e  Putumuju em 2017.
O mais antigo jequitibá do Estado de São Paulo (Foto: Pedro Santana/EPTV)Organizadores do evento escolheram o Jequitibá por conta da espécie ser uma das mais tradicionais da região cacaueira do sul da Bahia (Foto: Pedro Santana/EPTV)

Nenhum comentário:

Postar um comentário