Levantamento do governo avaliou 15 aeroportos que atendem sedes da Copa.
Segundo ministro, objetivo é melhorar atendimento em todo o país.
O levantamento foi realizado em 15 aeroportos, sendo 14 nas 12 sedes mais o de Campinas, que também atende à cidade de São Paulo. Juntos, os 15 aeroportos representam 81% da movimentação de passageiros no país.
Aeroporto |
Nota |
---|---|
Curitiba (PR) |
4,21 |
Recife (PE) |
4,14 |
Fortaleza (CE) |
4,14 |
Natal (RN) |
4,12 |
Porto Alegre (RS) |
3,98 |
Salvador (BA) |
3,89 |
Congonhas (SP) |
3,86 |
Santos Dumont (RJ) |
3,85 |
Guarulhos (SP) |
3,67 |
Campinas (SP) |
3,65 |
Confins (MG) |
3,61 |
Brasília (DF) |
3,58 |
Manaus (AM) |
3,51 |
Galeão (RJ) |
3,51 |
Cuiabá (MT) |
3,46 |
Os passageiros puderam dar nota entre 0 e 5 para cada item. Confira ao lado a média de cada aeroporto.
O aeroporto de Cuiabá ficou com as piores notas em disponibilidade do meio-fio (local de embarque e desembarque), conforto térmico, tempo de atendimento do check in, cortesia dos funcionários de segurança e dos funcionários do aeroporto.
Já o segundo pior avaliado, Galeão, teve notas mais baixas em limpeza de banheiro, distância de caminhada no terminal e facilidade em conexões.
A Infraero, que administra os aeroportos de Cuiabá, de Curitiba e do Galeão, no Rio, considerou a pesquisa importante para melhoria do atendimento. A Inframérica, responsável pelo Aeroporto de Brasília, disse que obras atualmente em andamento levarão a mudanças.
Os melhores avaliações foram dadas para os aeroportos de Curitiba, Recife, Fortaleza e Natal.
Itens como valor da alimentação e custo do estacionamento tiveram notas baixas mesmo nos melhores aeroportos. Por outro lado, o item cortesia dos funcionários teve nota elevada na maioria dos aeroportos.
A pesquisa revelou ainda o perfil dos passageiros desses 15 aeroportos: 76% embarcaram em voos para destinos dentro do próprio país, 60% viajavam a lazer e 52% utilizaram transporte privado para chegar ao aeroporto.
O objetivo do governo é monitorar os indicadores a cada trimestre, com o objetivo de melhorar os serviços prestados de olho na Copa do Mundo do ano que vem.
"O passageiro brasileiro nao é tratado ainda como cliente e ele precisa ser tratado como cliente", destacou o ministro da Secretaria de Aviação Civil, Moreira Franco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário