MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Deputado chama estudantes de 'macacos de auditório' em Roraima


Vídeo feito por aluna mostra parlamentares discutindo citação na ALE-RR.
Jânio Xingu nega acusações e garante que não usou termo para ofender.

Bruno Perez Do G1 RR

O deputado estadual Jânio Xingu (PSL) aparece em um vídeo gravado nesta terça-feira (7), durante sessão na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), chamando estudantes presentes na Casa de 'macacos de auditório'. As imagens foram gravadas por uma aluna que cobrava melhores condições em escola de Boa Vista. O deputado negou que o termo tenha sido pejorativo e afirmou que eles estão sendo usados por deputados da oposição.
A estudante Ingrid Rodrigues, de 16 anos anos, disse que os estudantes estavam lutando por uma coisa que é deles de direito, que é a educação, e o parlamentar teria feito uma ofensa.
"Vamos fazer um protesto nesta quinta-feira (9), porque não achamos justo ele ser eleito para nos representar e ele nos chamar de 'macacos de auditório'. Além disso, vamos continuar nossa reivindicação por melhorias na escola", reclamou a aluna que é diretora  social do Grêmio da escola estadual Major Alcides Rodrigues.
A funcionária pública e mãe de uma aluna da escola, Janira Dávila, não concordou com a postura do deputado. "Não só eu fiquei indignada, mas todos que viram o vídeo. Espera-se que um parlamentar eleito pelo povo tenha o mínimo de dignidade, porque alí é a Casa do Povo e o povo está alí para ser ouvido", afirmou
Deputado Jânio Xingu nega ofensa aos estudantes (Foto: Eduardo Andrade)Deputado Jânio Xingu nega ofensa aos estudantes
(Foto: Eduardo Andrade)
O deputado Xingu disse que não houve nenhum tipo de discriminação. "Eu disse que os alunos menores de idade estão sendo usados para palco político, como massa de manobra, para fazerem papel de macaco de auditório".
Jânio Xingu alegou que a manifestação é válida, mas que foi influenciada por um político da oposição governista e que ele não revelaria o nome. Segundo o deputado, este político teria financiado recursos para realização do protesto desta terça-feira pelos alunos da escola estadual Major Alcides. "Esse político pagou ônibus, lanche, carro de som e tirou os alunos da escola", finalizou.
Entenda o caso
Alunos da escola estadual Major Alcides Rodrigues, no bairro Asa Branca, zona Oeste de Boa Vista foram ao plenário da Assembleia Legislativa do Estado nessa terça-feira (7) cobrar a reforma no prédio da unidade de ensino.
Há cerca de seis meses os alunos aguardam a reforma prometida pelas autoridades. Devido as condições precárias da escola, inclusive com a proliferação de pombos, os estudantes tiveram que ser remanejados para outras unidades escolares. A situação prejudicou o início do ano letivo.
Outra polêmica
Em novembro do ano passado, Xingu também polemizou quando apontou uma possível quadrilha dentro da ALE-RR composta por advogados, jornalistas e delegado. Na ocasião ele afirmou que servidores da Casa faziam parte de um grupo que por meio de blogs articulava armações contra certos deputados estaduais. À época, o Sindicato dos Jornalistas de Roraima veiculou nota de repúdio contra o parlamentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário