Marca de luxo britânica promete novos produtos com apelo mais jovem.
Land Rover no Brasil negocia fábrica e pode produzir novo Defender.
Jaguar F-Type é o próximo lançamento da marca no país (Foto: Raul Zito/G1)
O grupo Jaguar
Land Rover, administrado pela indiana Tata, considera o ano de 2013 o
pontapé inicial de uma agressiva estratégia de vendas para a região
América Latina e Caribe. Uma possível fábrica da Land Rover no Brasil e a
produção de um utilitário esportivo com a marca Jaguar estão entre as
cartadas para ampliar as vendas em mercados em expansão. O primeiro SUV
de luxo da Jaguar, inclusive, foi confirmado nesta quarta-feira (15)
pelo diretor da Jaguar Land Rover overseas, Dmitri Kolchanov, durante um
evento no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.Mas os lançamentos serão acompanhados por novas estratégias de marketing, especialmente no Brasil, onde a montadora assumiu as operações em novembro do ano passado — até então, os carros eram importados por uma empresa independente. Várias iniciativas em redes sociais e em eventos exclusivos para clientes serão feitos para aproximar os futuros clientes. O primeiro deste ano é o Fast Drive Interlagos, que vai desta quinta-feira (16) a domingo (19) e possibilita clientes atuais e futuros a guiar diversos modelos das duas marcas.
Fora isso, a estratégia de preço foi modificada. Agora, o Jaguar “de entrada”, o XF com o novo motor 2.0 que também equipa o Evoque, sai por R$ 224.900. “Poucos sabiam que dava para comprar um Jaguar com R$ 224.900”, ressalta o presidente da Jaguar Land Rover América Latina e Caribe, Flavio Padovan. “A Jaguar vai ter um volume bem alto de investimentos e um desempenho muito melhor em vendas”, destaca o executivo.
O próximo lançamento da marca de luxo no país será o superesportivo F-Type, que deverá ter preços entre R$ 450 mil e R$ 500 mil. O modelo está previsto para chegar no segundo semestre.
A gestão de reposicionamento dos carros da marca no mercado brasileiro também inclui novas concessionárias. A rede conta hoje com 8 pontos de vendas exclusivos e, segundo Padovan, a expansão vai continuar. “Somente entre janeiro e abril deste ano aumentamos a participação da Jaguar em seu seguimento de 5% para 19%”, afirma Padovan, que ressalta que a média mensal de vendas está em 23 veículos neste ano, contra 4,6 unidades no ano passado.
Nova geração do Land Rover Defender poderá ser
fabricada no Brasil (Foto: Divulgação)
Fábrica da Land Rover no Brasilfabricada no Brasil (Foto: Divulgação)
De acordo com Padovan e Kolchanov, agora, com todas as definições claras do programa brasileiro Inovar Auto, já é possível estabelecer um estudo de fábrica com propostas concretas. Assim, a montadora já negocia com os estados benefícios fiscais para se instalar no país. “Nos próximos meses tudo já estará definido”, diz Flavio Padovan.
A produção brasileira, segundo Kolchanov, começaria com um carro “mais simples” da marca, podendo ser um que já esteja no portfólio ou um novo. A afirmação reforça as chances de ser algo como um Freelander 2 ou mesmo a nova geração do Defender.
“O Inovar Auto trouxe desafios. Temos proposta de fábrica, mas não decisão. Porém, as cotas dos importados em 4.800 unidades ajudam muito as importadoras pequenas, como a Ferrari. No caso da Land Rover ajuda um pouco, já que a cota representa metade de nosso volume, mas vamos crescer”, ressalta o presidente do grupo para a região, que reconhece que todas as empresas se viram obrigadas a reduzir as margens de lucro por conta das novas regras de cobrança de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).
Em 2012, o grupo vendeu 8.212 unidades no mercado brasileiro. O maior mercado para a Jaguar Land Rover é a China, onde foram vendidas 71.940 unidades no ano passado.
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