MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Em 12º dia de greve, sindicado decide 'radicalizar' protestos na Bolívia


Melhores salários e aposentadoria integral são reivindicados.
Manifestantes com dinamites ameaçaram o palácio presidencial na quinta.

Da France Presse

Manifestante lança bomba contra policiais em La Paz, na Bolívia (Foto: AP)Manifestante lança bomba contra policiais em La Paz, na Bolívia (Foto: AP)
Uma reunião ampliada de líderes da Central Operária Boliviana (COB), a maior organização sindical do país, determinou uma radicalização da greve geral, que entrou nesta sexta-feira (17) em seu décimo segundo dia, após uma recente negativa do governo de melhorar os valores das aposentadoria dos trabalhadores.
"O ampliado da COB decidiu (na madrugada desta sexta-feira) radicalizar a luta de ação, massificar e fortalecer a greve', informou seu líder, Juan Carlos Trujillo.
"Determinamos radicalizar os protestos e focá-los" no bloqueio de rotas e nas manifestações nas cidades, especialmente em La Paz, sede do governo boliviano, confirmou o líder Octavio Urquizo.
No entanto, "estamos abertos ao diálogo sempre que voltem a nos convocar" para revisar a oferta do governo de pagar uma aposentadoria de 4 mil bolivianos (578 dólares), manifestou Trujillo.
A COB demanda uma aposentadoria de 8 mil bolivianos (1.149 dólares) enquanto a Federação Sindical de Trabalhadores Mineradores (FSTMB) reivindica 4,9 mil (704 dólares).
O ministro do Trabalho, Daniel Santalla, respondeu que também 'estamos abertos ao diálogo, mas o problema é dinheiro'.
O governo diminuiu recentemente a idade de aposentadoria de 65 anos para 58 e para o setor minerador a 55 para os homens e 51 para as mulheres.
Diante da ratificação das medidas, o vice-ministro de Coordenação com os Movimentos Sociais, Alfredo Rada, opinou que a COB deve 'reavaliar esta situação, repensar tudo o que é esta mobilização, dando-se conta de que isso não conduz a lugar nenhum'.
Trabalhadores fazem protesto nesta quarta-feira (15) na Bolívia (Foto: Aizar Raldes/AFP)Trabalhadores fazem protesto nesta quarta-feira (15) na Bolívia (Foto: Aizar Raldes/AFP)
Segundo Santalla, radicalizar as medidas significa que "a COB decidiu concentrar todas as suas forças em La Paz, convocaram as organizações sindicais para que possam viajar a La Paz", sede do governo boliviano.
"Estão pensando em convulsionar La Paz", denunciou Santalla.
La Paz foi palco nos últimos dias de grandes manifestações de professores, operários, mineiros, universitários e médicos, gerando esporádicos confrontos com a polícia antimotins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário