MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Expoleite é aberta no RS com clima de preocupação após denúncias


Produtores de todo o estado temem queda no preço e no consumo de leite.
Denúncias de adulteração surgem em momento de aumento da produção.

Do G1 Rs

O clima de apreensão e incertezas marcou a abertura da 36ª edição da Expoleite na tarde desta quarta-feira (15) em Esteio, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Produtores de todo o estado temem queda no preço e no consumo de leite após o recente escândalo de adulteração.
O Rio Grande do Sul é o segundo maior produtor de leite do país, com 10 milhões de litros por dia. Mas a indústria gaúcha teria capacidade para produzir pelo menos 80% a mais. E é justamente nesse momento de tentativa de aumento da produtividade que as denúncias de adulteração de leite cru produzido no estado aparecem.
A fraude relevada na última semana pelo Ministério Público, na qual um grupo de transportadores adicionava água e ureia ao leite cru antes de entrega-lo à indústria, deixou produtores indignados. É o caso de Valdinei Grapiglia, que teme queda no preço e no consumo.
“A gente faz todo um trabalho de seleção genética, melhoramento genético dos animais, para produzir um leite com melhores quantidade de minerais, um leite com maior qualidade. Infelizmente a ganância acaba tomando a razão”, diz Valdinei, que produz 500 litros por dia.
O produtor Daniel Gomes extrai cerca de 800 litros de leite por dia de seu rebanho em Rio Grande, no sul no estado. Ele acreditava que os rigorosos testes feitos por ele após a ordenha garantiam a pureza do leite ao consumidor final, mas se surpreendeu com as notícias sobre a adulteração.
“A gente acreditava que (o leite) também estava seguro depois que sai da nossa casa atpe chegar na indústria. A gente tinha plena certeza que era feito com segurança e idoneidade esse transporte”, lamenta o produtor.
Após o escândalo, os produtores esperam que sejam adotadas medidas para evitar novos casos de adulteração. Uma delas é a possível eliminação dos transportadores autônomos na cadeia produtiva, os chamados intermediários. A medida foi sugerida pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa).
“Nós concordamos com a eliminação desse atravessador. A gente acredita muito na fidelização do produtor a uma entidade, a indústria”, afirma o presidente da Associação de Criadores de Gado Holandês do estado (Gadolando), Marcos Tang.
Expoleite Esteio RS (Foto: Alexandre dos Santos/RBS TV)Produtores defendem medidas para garantir pureza do leite no RS (Foto: Alexandre dos Santos/RBS TV)

Nenhum comentário:

Postar um comentário