MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Exposição em Roma homenageia o cientista grego Arquimedes


Mostra é promovida nos Museus Capitolinos, na capital italiana.
Planetário, bomba de parafuso e vasos comunicantes são exibidos.

Do G1, em São Paulo

  •  
Planetário pensado por Arquimedes é exibido em museu de Roma (Foto: Andreas Solaro/AFP)Planetário pensado por Arquimedes é exibido em conjunto de museus em Roma (Foto: Andreas Solaro/AFP)
Uma exposição na Itália homenageia o cientista grego Arquimedes. A mostra "Archimedes: art and science of the inventor" (Arquimedes: arte e ciência do inventor) ocorre nos Museus Capitolinos, em Roma.

Arquimedes viveu no século III a.C., na cidade de Siracusa, e foi matemático, físico, engenheiro e astrônomo.
Entre suas contribuições para a física, estão as leis do empuxo, dos vasos comunicantes e da alavanca, e instrumentos como a bomba de parafudo ou Parafuso de Arquimedes – máquina usada para transferir líquidos entre dois pontos com alturas diferentes.
Os trabalhos do cientista grego também inspiraram vários nomes famosos que o sucederam, como Galileu Galilei e Isaac Newton.
Entre os objetos expostos em Roma, estão um planetário, um relógio d’água, uma trave de equilíbrio, uma bomba de parafuso e dois vasos comunicantes.
Réplica de bomba de parafuso criada por Arquimedes (Foto: Andreas Solaro/AFP)Jovem mexe em réplica de bomba de parafuso criada por Arquimedes (Foto: Andreas Solaro/AFP)
Relógio d'água e parafuso infinito projetados pelo grego Arquimedes (Foto: Andreas Solaro/AFP)Modelo de relógio d'água e parafuso infinito projetados pelo grego Arquimedes (Foto: Andreas Solaro/AFP)
  •  
  •  
  •  
Vasos comunicantes e, ao lado, retrato do cientista grego (Foto: Andreas Solaro/AFP)Vasos comunicantes e, ao lado, retrato do cientista grego Arquimedes (Foto: Andreas Solaro/AFP)
Trave de equilíbrio pensada por Arquimedes no século III a.C. (Foto: Andreas Solaro/AFP)À direita, trave de equilíbrio pensada por Arquimedes no século III a.C. (Foto: Andreas Solaro/AFP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário