MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Falta de chuva e pragas prejudicam cultivo do algodão em MT


Produtores de algodão devem colher menos este ano no estado.
Desenvolvimento da cultura está bastante prejudicado.

Do Globo Rural
O algodão está na fase de floração na região sul de Mato Grosso. Andando pelas lavouras dá para perceber que a falta de chuva afetou o desenvolvimento na propriedade de Dirceu Mendes. “Nós tivemos problemas com a falta de chuva agora no final de abril e durante todo o mês de maio", diz.
Como a chuva não apareceu no mês de maio, muitos produtores esperam colher até 25% menos que na safra anterior e a dor de cabeça não para por ai. Uma nova praga tem atacado as lavouras e aumentado os gastos com a produção.
A helicoverpa armígera é uma praga exótica que chegou ao Brasil recentemente e já causou prejuízos em lavouras da Bahia. A presença em Mato Grosso foi confirmada recentemente pelo Ministério da Agricultura.
Carlos Xavier planta 2 mil hectares de algodão em Campo Verde e percorre a plantação de olho nos sinais de ataque do inseto. Ele espera que a solução para o problema seja encontrada rapidamente. "Nós estamos confiantes nas pesquisas e aguardando os produtos indicados para que possamos fazer o controle".
Uma equipe formada por representantes do governo e do setor privado esteve em Brasília, na sexta-feira (24), para trabalhar no Programa Nacional de Controle de Lagartas e Mosca Branca. Ela tem 30 para apresentar ao ministro da Agricultura uma proposta com as diretrizes de manejo que devem ser adotadas pelos produtores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário