MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Falta de chuva provoca perdas em lavouras cultivadas no sertão do PI


Lavouras plantadas em março têm pouca chance de recuperação.
Apenas o agricultor que investiu em irrigação consegue algum resultado.

Do Globo Rural

O agricultor Aparecido do Rosário plantou milho e feijão em São Raimundo Nonato, no sul do Piauí. As chuvas chegaram tarde e o agricultor perdeu toda produção.
A agricultora Maria da Silva Fernandes também perdeu a roça que plantou em janeiro por causa da falta de chuva.
O agricultor que conseguiu dinheiro para perfurar poços está em melhor situação. Vilaci Castro gastou quase R$ 10 mil para montar um sistema de irrigação nos três hectares que cultiva na zona rural de Canto do Buriti. O resultado é uma boa colheita da melancia este ano.
O problema é que a maioria dos agricultores da região não tem dinheiro para montar um sistema de irrigação e depende da água acumulada em barragens. A barragem de poços é um dos maiores reservatórios do interior do Piauí, mas está com apenas com 20% da capacidade máxima. A situação é consequência da irregularidade das chuvas, que interfere na agricultura dos municípios que dependem da barragem.
“Deixamos de plantar em torno de 500 hectares de arroz irrigado que não foi plantado em novembro e dezembro. Agora, vamos deixar no mínimo uns 50 hectares de feijão e melancia porque a capacidade da barragem não dá para irrigar isso”, diz José dos Santos Cardoso, secretário do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário