MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Festival de pátios floridos colore cidade do sul da Espanha em maio

Festa de Córdoba acaba de ser nomeada Patrimônio da Humanidade.
Município de Andaluzia tem outros eventos típicos ao longo de todo o mês.

Flávia Mantovani Do G1, em São Paulo

Festival de Pátios de Córdoba, na Espanha (Foto: Divulgação/Escritório de Turismo da Embaixada da Espanha)Pátio florido de Córdoba (Foto: Divulgação/Escritório
de Turismo da Embaixada da Espanha)
Com construções antigas que vão de uma ponte romana a uma mesquita árabe, paisagem árida repleta de oliveiras e vinhedos e tradição de guitarra e de dança flamenca, a cidade de Córdoba é uma das mais turísticas da Andaluzia, tradicional região do sul da Espanha.
O mês de maio, repleto de festas típicas , é o período mais animado por lá – além de ter um clima mais ameno do que o calor de mais de 40°C que a cidade vivencia nos meses seguintes de verão.
Neste ano, os moradores celebram uma delas em particular.
O Festival de Pátios, que começou nesta quarta-feira (8) e vai até o dia 19 de maio, acaba de receber o diploma de Patrimônio Imaterial da Unesco.
No festival, que é realizado desde 1918, casas do centro histórico abrem suas portas para que os visitantes possam conhecer seus pátios cobertos de vasos de flores do chão até o teto, cujas cores contrastam com o branco das paredes. Cravos e gerânios são as espécies mais populares.
Festival de Pátios de Córdoba, na Espanha (Foto: Divulgação/Escritório de Turismo da Embaixada da Espanha)Festival de Pátios de Córdoba, na Espanha
(Foto: Divulgação/Escritório de Turismo da
Embaixada da Espanha)
Neste ano, são 52 participantes, que concorrem ao título de pátio mais bonito do ano. As varandas também são enfeitadas especialmente para esta época, já que há outra competição só para elas.
A prefeitura afirma que mais de 20 mil pessoas de fora do município já reservaram ingressos para o evento.
Paralelamente, são realizados festivais de música e dança flamenca na cidade e degustações de Montilla Moriles, o vinho típico da região.
Comida, dança e cruzes e enfeitadas
Outras duas festas típicas acontecem todo mês de maio em Córdoba.
Em uma delas, as flores também são protagonistas. Os moradores instalam enormes cruzes enfeitadas de flores nas praças da cidade, que também recebem barracas de comidas e bebidas da região. A festa das "Cruzes de Maio" aconteceu na semana passada.
Feria de Córdoba, na Espanha (Foto: Divulgação/Escritório de Turismo da Embaixada da Espanha)Feria de Córdoba, na Espanha (Foto: Divulgação/
Escritório de Turismo da Embaixada da Espanha)
O calendário comemorativo se encerra com a Feria, que vai do dia 25 ao dia 1° de junho.
A festa ao ar livre, que ocorre de dia e de noite em uma espécie de parque de exposições, tem diversas “casetas”, barracas de madeira onde são servidos aperitivos (as famosas “tapas” espanholas), vinho, sangría e outras bebidas.
Moradoras de todas as idades se vestem de ciganas, com vestidos de babados e estampas de bolas, acessórios chamativos e flores no cabelo, e vão encontrar os amigos e dançar nos tablados montados nas barracas.
As crianças também se divertem, com brinquedos de parque de diversão montados no local e barracas de tiro ao alvo e outras brincadeiras que lembram as quermesses brasileiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário