MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Fiéis se unem para montar tapetes de sal no Corpus Christi, no Rio


Tapetes de sal e procissão fazem parte da preparação para a Jornada.
São Gonçalo e Niterói terão a presença da Cruz e ícone de Nossa Senhora.

Andressa Gonçalves e Cristiane Cardoso Do G1 Rio

Jovens se unem para montar tapete de sal no Rio (Foto: Cristiane Cardoso/G1)Jovens se unem para montar tapete de sal, na manhã desta quinta-feira (30) (Foto: Cristiane Cardoso/G1)
Os tradicionais tapetes de sal, que enfeitam as ruas no feriado de Corpus Christi, mobilizam fiéis desde a madrugada desta quinta-feira (30). Além da Avenida Chile, no Centro do Rio, os tapetes serão estendidos em São Gonçalo e Niterói, na Região Metropolitana. Neste ano, a celebração será ainda maior por causa da Jornada Mundial da Juventude, que acontece de 23 a 28 de julho.
A estimativa é que o corredor de tapetes na Avenida Chile fique pronto até 12h. Desde a noite de quarta-feira (29), a via está interditada para a confecção da obra.
O grupo da Paróquia São Judas Tadeu, do Cosme Velho, que chegou por volta de 6h30, e trouxe um aparelho de som para embalar com músicas gospel a produção do tapete.
"É o primeiro ano nosso aqui, sempre foi uma vontade do nosso pároco, ontem fizemos lá e hoje estamos aqui. É uma alegria muito grande e maior ainda quando passa a procissão", explicou Sergio Alexandre, de 35 anos, que está na Paróquia há 6 anos.
O grupo da Paróquia São Judas Tadeu, do Cosme Velho, que chegou por volta de 6h30, trouxe um aparelho de som para ouvirem músicas gospel enquanto produzem o tapete (Foto: Cristiane Cardoso/G1)O grupo da Paróquia São Judas Tadeu, do Cosme
Velho, chegou por volta de 6h30
(Foto: Cristiane Cardoso/G1)
Já o vendedor Renato Oliveira, de 20 anos, participa da construção do tapete há 3 anos, com o Movimento Vida Cristã (MVC). "É um trabalho solidário. Vim aqui junto com o movimento para ajudar e a sensação é boa por isso. Não fiz nenhuma promessa, vim ajudar", disse.
Nesta quinta-feira, o momento mais esperado é a procissão da Candelária até a Catedral Metropolitana do Rio, no Centro. No local, o arcebispo do Rio dará a bênção sobre os tapetes expostos na pista.
São Gonçalo
Em São Gonçalo, detentora do título do maior tapete da América Latina, a obra terá cerca de 240 pinturas diferentes, distribuídas por 1,5km. Para a confecção, serão utilizados 50 toneladas de sal, 200 sacos de 100 litros de serragem, borra de café, pedrarias e tinta corante.
Grupo monta tapete de sal no dia de Corpus Christi, no Centro da cidade (Foto: Cristiane Cardoso/G1)Grupo monta tapete de sal no dia de Corpus Christi,
no Centro da cidade (Foto: Cristiane Cardoso/G1)
Na cidade, a festa será ainda mais especial, já que os símbolos da JMJ, a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora, estão no município.
Após a confecção dos tapetes, os fiéis irão se concentrar na Rua Coronel Moreira César, em frente à Igreja Matriz de São Gonçalo do Amarante, onde acontecerá a Santa Missa com o arcebispo Dom José Francisco. Depois, os fiéis seguem em procissão, caminhando sobre os tapetes e o dia será encerrado com show católico.
Niterói
A maior avenida de Niterói, a Amaral Peixoto, também será tomada pelos tapetes.
Mais de 1500 pessoas são responsáveis pela obra de arte. Serão 100 tapetes e um especial com a logo da nova catedral da cidade.
Às 15h acontecerá um show para recepção dos Símbolos da JMJ. A Santa Missa acontece às 16hs, seguida de procissão.
A origem da festa
O nome Corpus Christi vem do latim e significa “Corpo de Cristo”. A solenidade acontece sempre em uma quinta-feira em alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição do sacramento da Eucaristia. Durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, ele mandou que celebrassem sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu corpo e sangue. No Brasil, a tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, cidade histórica do interior de Minas Gerais.
Agenda
Rio de Janeiro
10h - Dom Orani celebra missa na Rua Santanna, no Centro, na Igreja de Santanna.
16h - Procissão da Candelária até a Catedral Metropolitana
São Gonçalo
7h - Concentração em frente à Igreja Matriz de São Gonçalo
8h - Santa Missa Solene presidida por dom José Francisco Rezende Dias, arcebispo de Niterói, e procissão com os símbolos da Jornada Mundial da Juventude
Niterói
7h - Confecção dos tapetes na Avenida Amaral Peixoto até 12h
15h - Show para recepção dos Símbolos da JMJ
16h - Missa, seguida de procissão
Fiéis de várias paróquias confeccionam o tradicional tapete de sal na Avenida Chile, no centro do Rio de Janeiro. Neste ano a mobilização na cidade foi maior devido à Jornada Mundial da Juventude (Foto: Adriano Ishibashi/Frame/Estadão Conteúdo)Fiéis de várias paróquias confeccionam o tradicional tapete de sal na Avenida Chile, no Centro do Rio

Nenhum comentário:

Postar um comentário