MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 13 de maio de 2013

França pode cobrar 'taxa cultural' de grandes empresas de tecnologia


Governo vai decidir até o fim de julho se cria novo imposto.
Google, Apple e Amazon estão na mira de François Hollande.

Da Reuters

Presidente da França, François Hollande discursa para ministros no Palácio do Eliseu em paris nesta segunda-feira (29) (Foto: REUTERS / Bertrand Langlois)Presidente da França, François Hollande discursa
para ministros no Palácio do Eliseu (Foto:
REUTERS / Bertrand Langlois)
O presidente da França, François Hollande, vai decidir até o final de julho se o país vai criar novos impostos para as grandes empresas de tecnologia, como Apple e Google para financiar projetos culturais.
O governo pediu ao presidente do antigo canal de TV público Canal Plus, Pierre Lescure, para encontrar novas formas de financiar a cultura durante crises econômicas, que estejam em linha com a tese de que esses projetos precisam ser protegidos de forças do mercado.
Apesar de estarem longe de se tornarem leis, as propostas podem intensificar a tensão entre a França e empresas do setor de tecnologia criada após o ministro da Indústria, Arnaud Montebourg, bloquear uma tentativa do Yahoo! de comprar uma participação majoritária no site de vídeos francês "Dailymotion".
O episódio retomou um debate sobre intervenção do Estado na economia, irritou a controladora francesa da companhia e expôs discórdia entre Montebourg e o ministro das Finanças, Pierre Moscovici, que negou ter aprovado a decisão.
O relatório de Lescure afirma que impostos sobre as vendas de smartphones e tablets, como os aparelhos da Apple os que usam o sistema Android, do Google, poderiam ajudar a financiar a cultura, pois os consumidores estão gastando mais dinheiro em dispositivos do que em conteúdo.
As taxas refletiriam tributos já pagos por telespectadores, emissoras de rádio e televisão e provedores de internet para financiar arte, cinema e música na França. Empresas como Google, Apple e Amazon.com não estão sujeitas a esses impostos.
"Empresas que produzem esses tablets precisam, no mínimo, contribuir com parte da receita de suas vendas para ajudar os autores", disse a ministra da Cultura, Aurelie Filipetti, a jornalistas.
O gabinete de Hollande afirmou que o presidente quer que os parlamentares avaliem as propostas com base no relatório de Lescure até setembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário