MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Indenizações do Seguro DPVAT aumentam 28% no 1º trimestre


Invalidez permanente representa 68% dos benefícios pagos.
Acidentes com motocicletas representam 70% do total, diz administradora.

Do G1, em São Paulo

Indenizações pagas pelo seguro obrigatório DPVAT sobem 39% em 2012 (Foto: Reprodução Globo News)Indenizações pagas pelo seguro obrigatório DPVAT
sobem 28% no 1º trimestre (Reprodução/GloboNews)
A quantidade de indenizações pagas pelo Seguro DPVAT de janeiro a março deste aumentou em 28% em relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com levantamento da Seguradora Líder DPVAT, administradora do seguro obrigatório no país, foram pagos 124.846 benefícios entre as três coberturas — morte, invalidez permanente e reembolso por despesas médico hospitalares. As indenizações por invalidez permanente, entretanto, representaram 68% deste total.
A administradora aponta como “um dado preocupante” a quantidade de indenizações pagas por acidentes envolvendo motocicletas: 70% do total. Segundo dados de março fornecidos pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), os veículos de duas rodas representam apenas 27% da frota nacional. Os automóveis, que compõem a maior parte da frota de veículos (60%), foram responsáveis por 24% das indenizações.
O perfil das vítimas permanece constante, segundo a Seguradora Líder DPVAT. Assim, 77% dos benefícios foram pagos para vítimas do sexo masculino. A maior incidência de indenizações envolveu acidentados de 18 e 34 anos, com 51%. Destes, 40% foram do sexo masculino. Os motoristas foram os mais indenizados, com 61%. Os pedestres ficaram em segundo lugar, com 22%.
De acordo com o diretor de relações institucionais da Seguradora Líder DPVAT, Márcio Norton, o aumento do número de indenizações levanta a discussão sobre ações para reduzir este cenário. "Infelizmente, estamos verificando este aumento no número de indenizações ano após ano. Faz-se necessário um maior controle dos motoristas para coibir o uso de bebidas e a velocidade excessiva para todos os tipos de veículos, realização de campanhas educativas e esclarecimentos sobre direção segura são importantes para mudar este quadro."
Sudeste e Nordeste lideram acidentes
Apesar de os números deste ano apontarem para queda de 1% em relação a janeiro a março de 2012, foram pagas 14.349 indenizações por morte em 2013, o que significa mais de 150 benefícios por morte a cada dia deste ano.
A Região Sudeste foi a que mais recebeu indenizações por morte no país. São Paulo, estado que tem a maior frota de veículos do país com 30,5%, liderou esta estatística com 17,2% dos benefícios de morte no Brasil. Os dados apontam os automóveis responsáveis por 53% dos acidentes fatais indenizados no Sudeste e as motocicletas, por 32%.
Representando 43% da frota de veículos do Nordeste, as motocicletas representaram 81% das indenizações pagas por invalidez permanente no período analisado. A região foi a que teve maior incidência deste tipo de indenização, com 32%. Em seguida, o Sudeste com 24%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário