MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 4 de maio de 2013

Invasão de caramujos preocupa moradores em Rio Branco


Dona de casa diz que molusco aparece no bairro Placas há um ano.
Animais podem hospedar um parasita que causa a esquistossomose.

Do G1 AC

 Nos últimos meses, caramujos têm invadido quintais de residências no bairro Placas, em Rio Branco. Sem saber o que fazer e com medo de doenças, os moradores improvisaram uma forma de eliminar os moluscos.
A dona de casa Maria das Dores Gomes conta que os moradores notaram a presença dos animais nos quintais há cerca de um ano. "É muito caramujo. Toda a vizinhança aqui tem caramujo. Nas paredes da igreja sobem muitos", diz.
Caramujo (Foto: Reprodução TV Acre)Moradores jogam sal para eliminar caramujos (Foto: Reprodução TV Acre)
O caramujo é um molusco aquático de conha espiral. A presença excessiva dos moluscos assustou a dona de casa Vilce Rocha. Ela teme que sua neta fique doente. "Tenho uma neta de cinco anos, mas ela não desce para o quintal. Tenho medo que ela pegue doenças", afirma.
Para diminuir o problema, Vilce começou a criar galinhas e jogar sal nos animais. O veterinário José Guimarães explica que é comum o aparecimento desses animais da época de transição entre o período de chuva e estiagem. "O caramujo, esse de residência, é mais sazonal, por período. Diferente daqueles que ficam na beira do rio, que quando o rio seca começam a aparecer. Se tiver água corrente a vontade eles não formam as colônias", afirma.
Segundo o especialista, o temor de Vilce tem sentido, porque o animal pode ser o hospedeiro intermediário de um parasita que causa a esquistossomose.
"O caramujo pode ser o hospedeiro intermediário do schistosoma mansoni, que aqui no Acre ainda não temos essa doença, que é chamada barriga d'água. Temos três casos apenas de gente que veio do Mato Grosso, de Minas e do Espírito Santo", diz.
Para o veterinário, a melhor forma de se livrar do animal é jogando água com sal ou água de sabão em pequenas quantidades, juntar os animais e enterrar.
Colaborou Evely Dias, da TV Acre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário