MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Kirchner aprova parte de polêmica reforma judiciária

Agência EFE

O governo argentino conseguiu aprovar nesta quarta-feira, 8, no Senado a lei que modifica a composição do Conselho da Magistratura e habilita a eleição popular de seus membros, um dos pilares da polêmica reforma judiciária impulsionada pela presidente Cristina Kirchner.
O projeto foi aprovado por uma estreita margem: 38 votos a favor - apenas um a mais dos necessários para dar sinal verde à iniciativa - e 30 contra, após um debate de mais de sete horas no Senado, de maioria governista.
A legislação amplia de 13 para 19 o número de membros do organismo e impõe a eleição mediante voto popular de parte dos membros do Conselho da Magistratura - integrado por juízes, acadêmicos, legisladores e advogados -, que se encarrega de definir listas de candidatos ao Poder Judiciário e controla a atividade dos juízes.
A reforma da Justiça impulsionada por Cristina consta de seis iniciativas das quais outras duas já foram aprovadas: a limitação da possibilidade de apresentar medidas cautelares contra o Estado e a criação de três câmaras de cassação.
A proposta governamental, duramente questionada por juízes, advogados e inclusive alguns dirigentes governistas, abriu um duro debate sobre a constitucionalidade da reforma e seu oportunismo, a poucos meses de eleições legislativas, previstas para outubro, que serão decisivas para o futuro do Executivo de Cristina.
O governo argentino defende que as mudanças pretendem "democratizar o Poder Judiciário", mas a oposição e organismos internacionais, inclusive uma relatoria da ONU, advertem que representam "a politização" da Justiça e põem em risco sua independência.
Durante o debate de hoje, Marcelo Fuentes, senador kirchnerista e titular da Comissão de Assuntos Constitucionais, criticou "o agravo das forças políticas que diziam que a norma é proscriptiva".
"Todos os partidos políticos que possam apresentar candidatos a presidente vão poder apresentar candidatos a conselheiros. A reforma não limita as faculdades da Corte Suprema de Justiça", disse.
No entanto, para Ernesto Sanz, senador radical, "a verdadeira intenção do projeto é poder escolher e destituir os juízes que agradem ao kirchnerismo". Já para a peronista dissidente Liliana Negre de Alonso, "estamos iniciando o caminho rumo a uma ditadura.
Enquanto os legisladores debatiam no interior do Senado, dezenas de pessoas se manifestavam do lado de fora para protestar contra a reforma, que foi também um dos principais eixos do "panelaço" contra as políticas governamentais do último dia 18 de abril, que levou milhares de pessoas às ruas das principais cidades argentinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário