MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 4 de maio de 2013

Lista reúne curiosidades sobre o Dia das Mães ao redor do mundo


Mais de 80 países celebram a data no 2º domingo de maio, como o Brasil.
Confira outros países que têm comemorações diferentes.

Do G1, em São Paulo

O Dia das Mães, comemorado no próximo dia 12 no Brasil, não é uma exclusividade apenas brasileira. Mais de 80 países também comemoram a data no segundo domingo de maio, e festas e homenagens para celebrar as mães serão realizadas ao redor do mundo. A comemoração foi inicialmente instituída nesta data pelos Estados Unidos, que a adotou nacionalmente no início do século XX. No Brasil, ela se tornou oficial em 1932.
Outros povos, entretanto, celebram as mães em datas diferentes. Em 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, cerca de 20 países homenageiam também as mães, a maior parte deles no Leste Europeu e na Ásia. Ainda em março, o dia 21 –o início do outono no hemisfério sul e da primavera no hemisfério norte– é também o Dia das Mães em cerca de 20 países concentrados no Oriente Médio. Veja abaixo algumas curiosidades sobre as celebrações.
Mergulhos


No Nepal, o Dia das Mães é comemorado no festival conhecido como Mata Tirtha Aunsi ou Mata Tirtha Puja, celebrado no último dia da chamada “lua escura” do mês Baishakh, que cai sempre entre abril e maio no calendário gregoriano. Para homenagear as mães que já morreram, é tradicional que os peregrinos sigam para lagoas na vila de Mata Tirtha, perto de Katmandu. São levadas oferendas e muitos mergulham nas lagoas.
Uma devota se prepara para mergulhar em um rio na cidade de Katmandu, no Nepal, na celebração do Matathirtha, o Dia das Mães.  (Foto: Navesh Chitrakar/Reuters)Mulher se prepara para mergulhar em um rio na cidade de Katmandu, no Nepal, na celebração do Matathirtha, o Dia das Mães. (Foto: Navesh Chitrakar/Reuters)
Imaculada Conceição



No Panamá, o dia das mães é comemorado no dia 8 de dezembro, durante a festa de Nossa Senhora da Imaculada Conceição –sendo uma data bastante religiosa e vinculada à imagem da mãe de Jesus e de sua concepção pelo Espírito Santo. A data foi sugerida em 1930 pela mulher do então presidente do país, Florencio Harmodio Arosemena.
Foto mostra homenagem às mães no distrito de San Miguelito, no Panamá, em dezembro de 2012 (Foto: Divulgação/Asamblea Nacional)Foto mostra homenagem às mães no distrito de San Miguelito, no Panamá, em dezembro de 20102
(Foto: Divulgação/Asamblea Nacional)
Mães guerreiras


Na Bolívia, o dia das mães é celebrado em 27 de maio, data que comemora a Batalha de La Coronilla. No combate, que ocorreu em 1812 durante a guerra pela independência do país, Manuela Gandarillas liderou um grupo de mulheres em uma luta contra o Exército espanhol, onde atualmente fica a cidade de Cochabamba.
  •  
Mulheres bolivianas e seus filhos em La Paz (Foto: Wikimedia Commons)Mulheres bolivianas e seus filhos em La Paz (Foto: Wikimedia Commons)
Incentivo à gravidez





Na França, a homenagem às mães foi feita pela primeira vez no início do século XX, quando mulheres com muitos filhos receberam um prêmio do governo porque as baixas taxas de natalidade eram preocupantes. A comemoração atualmente ocorre no último domingo de maio (quando a data coincide com o dia de Pentecostes, data que marca o 50º dia após o domingo de Páscoa, o Dia das Mães é transferido para o primeiro domingo de junho).
Na França, Dia das Mães começou como incentivo à natalidade; na foto, mãe segura seu filho (Foto: Sari Gustafsson/AFP)Na França, Dia das Mães começou como incentivo à natalidade; na foto, mãe segura seu filho (Foto: Sari Gustafsson/AFP)
Lembrança política





Na Indonésia, o dia das mães é celebrado em 22 de dezembro, data que marca o aniversário de abertura do primeiro Congresso Feminino Indonésio, realizado em 1928. O congresso reuniu 30 organizações feministas e tinha como objetivo melhorar as condições das mulheres no país.
Mulher com sua filha na Indonésia em foto de 2010 (Foto: AP)Mulher com sua filha na Indonésia, em foto de 2010 (Foto: AP)
Mães amarradas











O Dia das Mães é comemorado de maneira inusitada na Sérvia. A data é celebrada em dezembro, dois domingos antes do Natal. As mães são amarradas por seus filhos, e só podem ser soltas após darem presentes e doces para as crianças. No domingo seguinte é comemorado o Dia dos Pais, de maneira semelhante.
Aniversário da rainha




Na Tailândia, a data é celebrada em 12 de agosto, dia do aniversário da rainha consorte do país, Sirikit Kitiyakara, considerada a mãe de todos os tailandeses. A data foi celebrada pela primeira vez na década de 1980, em um esforço para promover a família real. Na data, casas e edifícios públicos do país são decorados e há queima de fogos.
Em foto de 2009, Rei Bhumibol Adulayadej e a rainha Sirikit (Foto: AFP)Em foto de 2009, Rei Bhumibol Adulayadej e a rainha Sirikit (Foto: AFP)
Homenagem à filha de Maomé


No Irã, o Dia das Mães é comemorado na data do aniversário de Fatimah, filha do profeta Maomé. A data cai no dia 20 do mês Jumada al-thani, o sexto mês do ano islâmico, que segue o calendário lunar. A data foi instituída após a Revolução Iraniana, e é usada para promover o conceito tradicional da família.
Mulheres iranianas participam em Teerã de cerimônia do aniversário da morte de Fatimah, filha do profeta Maomé, que  gerou o Dia das Mães local (Foto: Ebrahim Noroozi/AP)Mulheres iranianas participam em Teerã de cerimônia do aniversário da morte de Fatimah, filha do profeta Maomé, que inspirou o Dia das Mães local (Foto: Ebrahim Noroozi/AP)
Sem distinção


Na Coreia do Sul, não há distinção entre pais e mães na comemoração. Por isso, o Dia das Mães é comemorado junto com o Dia dos Pais, em 8 de maio. Antigamente, a data celebrava apenas a maternidade. Os pais passaram a ser homenageados posteriormente, para não ficarem excluídos das comemorações.
Mãe não perdeu tempo e tirou uma foto da soneca do filho enquanto passeavam pelo centro de Seul, na Coreia do Sul (Foto: Kin Cheung/AP)Mãe tira foto de filho no centro de Seul, na Coreia do Sul (Foto: Kin Cheung/AP)
Fim da chuva


O Dia das Mães é comemorado junto com o fim da estação chuvosa na Etiópia, em uma data variável entre outubro e novembro. Chamada de “Antrosht”, a celebração dura de dois a três dias e é iniciada com decoração nas casas. Uma grande refeição é feita pela família, e depois disso todas as mulheres –mães e filhas– fazem uma dança em homenagem às famílias.
Etíope com seu filho em foto de 2007 (Foto: Wikimedia Commons)Mulher etíope posa com seu filho em foto de 2007 (Foto: Wikimedia Commons)

Nenhum comentário:

Postar um comentário