MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Loja de souvernir do Parlamento russo vende imagens de Stalin


Segundo agência, bustos de bronze custam até 750 euros.
Regime stalinista se caracterizou pelo terror e pela arbitrariedade.

Da France Presse

A loja de souvenirs da Câmara de Deputados do Parlamento russo (Duma) em Moscou vende bustos em bronze e estatuetas do ditador soviético Joseph Stalin, informou a agência de notícias Interfax, nesta segunda-feira (13).
Em um dos corredores, no primeiro andar da Duma, os preços dos bustos em bronze variam de 6.000 a 30.000 rublos (de 125 a 750 euros), e as estatuetas, de 8.000 a 18.000 rublos (de 200 a 450 euros).
Questionados pela Interfax sobre o interesse do público nessas lembrancinhas, os vendedores não quiseram fazer qualquer comentário.
Museu Stalin será transformado em centro de memória à repressão soviética (Foto: Shakh Aivazov/AP)Estátua de Stalin é vista em museu (Foto: Shakh Aivazov/AP)
Integrantes de três das quatro bancadas parlamentares da Duma (Partido Rússia Unida, de Vladimir Putin; Partido Liberal-Democrata, do ultranacionalista Vladimir Jirinoviski; e o Partido Comunista) disseram não ver nada de estranho na venda desses objetos.
Já para o líder da bancada do Rússia Justa, Serguei Mironov, esses "souvenirs" não deviam ser vendidos na Duma. Para a ex-dissidente soviética Liudmila Alexeeva, é algo preocupante. "Isso mostra que nossa sociedade não está bem de saúde", disse ela à Interfax.
O regime stalinista se caracterizou pelo terror e pela arbitrariedade, pela deportação (de chechenos, inguches, tártaros da Crimeia, etc.) e pela morte de milhões de pessoas - fuziladas, ou exterminadas nos campos de trabalho.
Desde meados dos anos 1990, sua imagem melhora progressivamente. As reformas liberais têm provocado um aumento da nostalgia pela época soviética e, com a chegada de Vladimir Putin à presidência em 2000, o processo de reabilitação de Stalin se manteve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário