MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 12 de maio de 2013

Mães ajudam filhos na luta contra o câncer


Mães se apegam à religiosidade para enfrentar doença dos filhos.
Casa de Apoio acolhe os pacientes e as mães que os acompanham.

Do G1 AC

Dia das Mães (Foto: Reprodução/TV Acre)A produtora rural Maria Orlene tem uma filha que sofre com leucemia(Foto: Reprodução/TV Acre)
Constantemente tenta-se dimensionar o amor materno. Até onde ele pode alcançar? Na Casa de Apoio Amigos do Peito de Rio Branco, responsável por acolher pessoas que lutam contra o câncer, a mensagem principal exposta na sala remete à força e fé. "Nesta casa não virá tristeza, nesta moradia não virá sofrimento, nesta porta não virá temor, neste lar não virá discórdia.Neste lugar haverá somente benção e paz".
E é nesse clima de luta e esperança que encontramos Maria Ivonete. Ela abandonou  tudo para seguir seu filho caçula de 8 anos que luta contra um câncer há 3. Para ela, o amor, a dedicação e a atenção dispensada em cada passo do tratamento fazem muita diferença.
Estou lutando com o meu filho, não vou perder a esperança"
Maria Ivonete
"Estou lutando com o meu filho, não vou perder a esperança. As pessoas que têm câncer jamais podem perder a esperança.  Que é uma luta, é. Mas a gente vence, basta ter fé", diz.
As demonstrações de fé e perseverança estão por toda parte neste lugar. Em um dos corredores é possível encontrar um altar para Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, considerada uma mãe para os católicos.
Maria Ivonete resume o sentimento materno e enaltece o sentido de ser mãe mesmo em momentos difíceis de luta. "Pra mim, ser mãe é um prazer muito grande. Estou lutando com meu filho contra essa doença e vou vencer, eu não vou desistir. Estou muito feliz aqui, estamos terminando o tratamento, é mais uma fase que passou", comemora.
Produtora rural, Maria Orlene, é mãe de uma menina de 13 anos que sofre com a leucemia, uma doença que atinge os glóbulos brancos. Mãe de seis filhos, ela deixou uma propriedade no interior do Acre e veio para a capital para acompanhar a filha no tratamento contra a doença.
Dia das Mães (Foto: Reprodução/TV Acre)Mães guerreiras que lutam para ajudar os filhos
(Foto: Reprodução/TV Acre)
Maria Orlene também se apega à religiosidade e diz que somente assim é capaz de ganhar força para apoiar a sua filha, mas garante que às vezes as lágrimas lhe fazem companhia nesta luta. "Já chorei muito e eu nem gosto de falar muito porque me dá vontade de chorar. Eu só me apego com Deus para vencer essa batalha", diz emocionada.
Abandonada pelo marido, Maria Orlene luta há um ano ao lado da filha para vencer a doença. Ela afirma que seu marido não soube lidar com a enfermidade da filha. "Eu tirei foto dela, mandei pra ele tudo escrito. Ele é uma pessoa que não entende a doença, nunca entendeu. Estou sozinha com 6 filhos", lamenta.
Será que existe explicação para tanto amor e devoção aos filhos? É possível dimensionar o tamanho de tanta dedicação? Maria Ivonete resume o que seria um presente para ela na data em que dedicamos o dia inteiro à elas. " Meu maior presente é estar ao lado dos meus filhos e da minha família", comenta.
Maria Orlene  garante que o amor de mãe permanece incondicional em qualquer momento na vida dos filhos. "Eu amo muito meus filhos. Primeiramente a Deus e depois os meus filhos", finaliza.
Colaborou Bruno Cássio da TV Acre

Nenhum comentário:

Postar um comentário