MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 10 de maio de 2013

'Mães mochileiras' levam filhos para viagens de aventura pelo mundo


Destinos incluem Índia, Laos, Aruba, Peru, Chile, China, Austrália e Nepal.
Trilhas e hospedagem em campings e albergues são parte do roteiro.

Flávia Mantovani Do G1, em São Paulo
Da esq. para a dir.: Fabiana Guimaro com Amelie, Cláudia Pegoraro com Felipe e Ana Amaral com Enzo; elas viajam de mochilão com os filhos pequenos (Foto: Arquivo pessoal/Fabiana Guimaro, Cláudia Pegoraro e Ana Amaral)Da esq. para a dir.: Fabiana Guimaro com Amelie, Cláudia Pegoraro com Felipe e Ana Amaral com Enzo; elas viajam de mochilão com os filhos pequenos (Foto: Arquivo pessoal/Fabiana Guimaro, Cláudia Pegoraro e Ana Amaral)
Elas estão acostumadas a sair pelo mundo com a mochila nas costas, percorrendo destinos exóticos, dormindo em campings ou albergues da juventude, comendo na rua e fazendo passeios culturais ou trilhas de ecoturismo. Quando os filhos nasceram, resolveram não abrir mão desse estilo de vida e transformaram os pequenos em companheiros de aventuras.
Junto com as suas “mães mochileiras”, Felipe, de três anos, Amelie, de um ano e meio, e Enzo, de sete anos, viajam nesse esquema desde bebês.
Os destinos que eles já conheceram vão desde os vizinhos Argentina, Peru e Chile até os mais distantes Aruba, Nova Zelândia, China, Índia, Rússia e Laos. Conheça as histórias dessas três famílias viajantes.
Cláudia Pegoraro com o filho Felipe (Foto: Arquivo pessoal/Cláudia Pegoraro)Cláudia Pegoraro com o filho Felipe na Colômbia
(Foto: Arquivo pessoal/Cláudia Pegoraro)
3 anos de idade, 26 países
Felipe tem apenas três anos, mas muitas histórias na bagagem.
Aos 11 meses, ele deu seus primeiros passos em um museu de Bogotá, na Colômbia.
O menino passou o aniversário de 2 anos dentro de um trem na ferrovia Transmongoliana, que vai da Rússia à China. Aprendeu a cumprimentar falando "ni hao" na China e “namastê” no Nepal. Andou de elefante na Tailândia e no Laos e de riquixá na Índia. Deu comida para girafas na Nova Zelândia e brincou com crianças nômades na Mongólia.
Ao todo, ele acompanhou os pais, a promotora de justiça Cláudia Pegoraro, de 36 anos, e o policial rodoviário federal Marlon Pegoraro, de 37 anos, para 26 países. As aventuras das viagens em família são contadas no blog "Felipe, o Pequeno Viajante".
Felipe fez a primeira viagem com apenas 15 dias de idade. Foi para o Uruguai, que faz divisa com a cidade onde a família mora, Jaguarão, no Rio Grande do Sul.
Cláudia Pegoraro com o filho Felipe (Foto: Arquivo pessoal/Cláudia Pegoraro)Cláudia e Felipe em um glaciar da Nova Zelândia
(Foto: Arquivo pessoal/Cláudia Pegoraro)
Quando completou 3 meses, acompanhou os pais em uma viagem de carro de 20 dias pelos Estados Unidos e pelo Canadá. “Foi uma ótima forma de começar. Uma viagem fácil de fazer, para um país civilizado, que tem tudo o que a gente precisa”, diz Cláudia.
Depois disso, diz ela, Felipe “ganhou o mundo”.
Antes de completar 2 anos, foi com os pais para uma jornada de cinco meses pela Ásia, cruzando a ferrovia Transmongoliana. No roteiro, países como Rússia, Birmânia, Mongólia, China, Laos, Tailândia, Cingapura, Malásia e Índia.
A ideia era seguir viagem enquanto estivesse bom para Felipe, e voltar se houvesse qualquer problema, o que não aconteceu. “Quando vimos, já estávamos na Indonésia e era hora de voltar”, diz a mãe do garoto.
Eles se hospedavam em albergues e colocavam a bagagem do filho nas mochilas de ambos. “É ideal viajar de mochila porque você fica com a mão livre para segurar a criança, empurrar o carrinho, subir no metrô. Imagina fazer isso com mala”, diz Cláudia.
Cláudia Pegoraro com o filho Felipe (Foto: Arquivo pessoal/Cláudia Pegoraro)Cláudia e Felipe na Indonésia
(Foto: Arquivo pessoal/Cláudia Pegoraro)
Para não cansar Felipe, os pais incluíam paradas em pracinhas e zoológicos no meio dos passeios turísticos.
Apesar de abrir mão de alguns programas, Cláudia diz que levar o filho foi uma ótima experiência. “Quando você viaja com criança, as pessoas se abrem muito mais. Você convive mais com os locais, ganha logo a confiança. Fora que fura muitas filas no aeroporto”, conta, rindo.
No ano passado, o casal alugou um motor home e passou 40 dias viajando com Felipe pela Austrália e pela Nova Zelândia. Os próximos planos são levá-lo para esquiar em Bariloche, conhecer a África e fazer uma grande viagem pelos Balcãs, visitando destinos como Kosovo, Sarajevo e Macedônia. “Tenho até medo de que, quando ele crescer, se sature de tanto viajar”, diz Cláudia.
Felipe Pegoraro, de 3 anos, em viagens pelo mundo (Foto: Arquivo pessoal/Cláudia Pegoraro)Felipe Pegoraro, de 3 anos, em suas viagens pelo mundo (Foto: Arquivo pessoal/Cláudia Pegoraro)
De mochila pela América do Sul
O nome bem-humorado do blog da fotógrafa Ana Amaral, 32 anos, diz tudo: “Mãe Mochileira, Filho Malinha”. Desde que tinha 3 anos, Enzo, o “filho malinha”, acompanha Ana e o marido nas aventuras pelo Brasil e pela América do Sul.
Ana Amaral com o filho Enzo em Buenos Aires (Foto: Arquivo pessoal/Ana Amaral)Ana Amaral com o filho Enzo em Buenos Aires
(Foto: Arquivo pessoal/Ana Amaral)
Sua primeira “mochilada”, como define a mãe, foi para o Chile e a Argentina. Ele também já acompanhou os pais ao Peru e para várias praias, principalmente no Rio Grande do Norte, onde moram.
Hoje, aos 7 anos, Enzo é escoteiro e tem sua própria mochila, que leva como bagagem de mão no avião.
Os três costumam acampar ou ficar em albergues da juventude. “Gosto muito porque permite mais interação. Em um hotel, a família fica mais isolada, toma café da manhã sozinha, não cumprimenta ninguém”, diz Ana.
A diferença é que agora o casal deixou de lado os dormitórios coletivos com banheiro compartilhado e só fica em quarto privativo e com banheiro próprio.
Programas escolhidos especialmente para agradar ao filho foram incluídos nas viagens. Na Argentina, por exemplo, o show de tango foi substituído por uma visita ao "Museo de los Niños" (Museu das crianças). No Chile, a família foi a um zoológico, e em Lima, a uma ilha de pinguins.
Mas certas coisas não mudaram. “A gente não fecha nenhum roteiro, não faz agenda. E também não me preocupo muito em manter a mesma rotina, horário de dormir, de comer. É uma situação diferente, atípica, então eu libero algumas coisas”, diz Ana.
Ana Amaral com o filho Enzo em Tibau do Sul (RN) (Foto: Arquivo pessoal/Ana Amaral)Ana e o filho em Tibau do Sul (RN)
(Foto: Arquivo pessoal/Ana Amaral)
Ela também tenta apresentar ao filho a cultura local. “A gente costuma fazer o jantar no hotel, com coisas às quais ele está habituado, mas durante o dia tentamos comer a comida do lugar. Nem sempre ele gosta, mas tento que ele experimente”, diz.
Ana diz que, quando começou a viajar com o filho nesse esquema, as pessoas estranhavam. “Elas acham que ele iria atrapalhar e não iria se lembrar de nada depois, mas não é verdade.”
Para ela, a mentalidade dos brasileiros está começando a mudar. “Uns anos atrás, viajar assim era algo bem europeu. Lá você vê pai com bebê de colo amarrado na mochila. Mas agora o brasileiro está acordando para isso e vendo que não precisa deixar a criança em casa para viajar, mesmo que seja de mochila.”
A próxima viagem deve ser para a Bolívia, mas a família está se estruturando um pouco mais para não passar aperto “no meio do nada”. “Na verdade, o pai se preocupa mais do que eu. Ele é mais racional. Se deixar, eu levo o Enzo pra tudo que é lugar”, afirma Ana.
Na mochila da mamãe
Viajante experiente, a engenheira química Fabiana Guimaro, de 31 anos, adicionou recentemente um item à mochila: a pequena Amelie.
Amelie, filha de Fabiana Guimaro, na mochila (Foto: Aqruivo pessoal/Fabiana Guimaro)Amelie, filha de Fabiana Guimaro, na mochila
(Foto: Aqruivo pessoal/Fabiana Guimaro)
Fabiana e o marido, Eder Rezende, de 39 anos, compraram uma mochila semelhante à que usam para carregar a bagagem – e que já os acompanhou em uma volta ao mundo de 2008 a 2010 – especialmente adaptada para levar crianças.
A caçula desta reportagem, que tem menos de um ano e meio, viaja com os pais desde os dois meses.
Ela já passou o Carnaval no Espírito Santo, passeou nas praias de Ubatuba (SP), São Miguel do Gostoso (RN) e Aruba (no Caribe) e fez turismo ecológico em Brotas (SP), onde ficou hospedada em um albergue da juventude – os pais queriam acampar, mas choveu e preferiram uma opção mais confortável.
Depois que Amelie nasceu, Fabiana fez algumas adaptações na rotina de mochileira. Incluiu programas infantis no roteiro e observa a disposição da filha. "Tem que respeitar o limite da criança. Não adianta querer levar para passear se ela estiver morrendo de sono", diz.
Mas a mochileira consegue manter muitas das atividades que sempre curtiu. Fazer trilhas e ir a cachoeiras, por exemplo. “A mochila é tão confortável que dá para caminhar uma ou duas horas seguidas. Ela até dorme”, diz ela, que conta as aventuras da família no blog "Quatro Cantos do Mundo".
Amelie em Aruba (Foto: Arquivo pessoal/Fabiana Guimaro)Amelie em Aruba
(Foto: Arquivo pessoal/Fabiana Guimaro)
Para Fabiana, “são os filhos que se adaptam aos pais, e não o contrário”. E ela garante que Amelie curte as experiências.
“Ela gosta. Quando vê a cadeirinha, já pede para entrar porque sabe que vai sair para passear. E ela fica tranquila no avião, mesmo em um voo mais longo”, afirma.
O próximo destino da família é Pirenópolis, em Goiás. Eles também querem viajar por 30 dias pelo interior da Austrália no fim do ano e, no futuro, pretendem fazer outra volta ao mundo com Amelie.
“Isso quando ela tiver uns 8 ou 10 anos de idade, para poder entender e curtir mais. Ela vai ter que ficar um tempo fora da escola, mas vai aprender tantas outras coisas diferentes que vale a pena”, diz Fabiana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário