MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 28 de maio de 2013

Manifestação de estudantes termina em confusão na capital do Chile


Cerca de dois mil manifestantes se reuniram na Praça Itália.
Agentes dispersaram estudantes com bombas de gás lacrimogêneo.

Da France Presse

Estudantes durante manifestação em Santiago nesta terça-feira (28) (Foto: AFP PHOTO / MARTIN BERNETTI)Estudantes durante manifestação em Santiago nesta terça-feira (28) (Foto: AFP PHOTO / MARTIN BERNETTI)
Estudantes chilenos e a polícia se enfrentaram nesta terça-feira (28) no centro de Santiago durante protestos por melhorias na educação pública.
Convocados pela Confederação de Estudantes do Chile (Confech) e por grupos de alunos do ensino secundário, cerca de dois mil manifestantes se reuniram na Praça Itália, no centro da capital, mas como não tinham autorização, foram impedidos de percorrer a Avenida Alamada.
Os confrontos começaram depois que a polícia impediu o avanço das manifestações. Agentes das forças especiais dispersaram os estudantes com bombas de gás lacrimogêneo e carros-pipa.
A Prefeitura de Santiago havia autorizado a marcha, mas com um percurso diferente, que não incluía o trecho da avenida Alameda, principal via da capital chilena.
"Pedimos permissão com antecedência e tentamos negociar várias vezes", indicou em sua conta do Twitter o presidente dos estudantes da Universidade do Chile, Andrés Fielbaum.
"Quiseram impedir nossa mobilização para esconder seu fracasso como governo", afirmou Fielbaum.
Os estudantes chilenos iniciaram as mobilizações em 2011 para pedir o fim de um modelo de educação privatizado e caro, que, segundo as principais organizações estudantis, não oferece qualidade aos estudantes das escolas públicas.
Os protestos abriram o debate no país sobre a questão do ensino, e ganhou atenção do governo do presidente direitista Sebastián Piñera. O presidente propôs ajustes aos créditos universitários e maiores aportes do estado, mas negou-se a mudar o modelo vigente e a abrir caminho para a gratuidade no ensino superior.
Alunos em confronto com policiais durante um protesto para exigir melhoras do ensino público no Chile (Foto: AFP PHOTO / MARTIN BERNETTI)Alunos em confronto com policiais durante um protesto para exigir melhoras do ensino público no Chile (Foto: AFP PHOTO / MARTIN BERNETTI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário