MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Maranhão vai receber certificado de zona livre da aftosa com vacinação


Classificação será concedida pelo Ministério da Agricultura, no dia 20.
Com isso, mercado de carne se amplia para todo o território nacional.

Do G1 MA, com informações da TV Mirante

O Maranhão vai receber do Ministério da Agricultura o certificado de zona livre da aftosa com vacinação, no próximo dia 20. O estado tem o segundo maior rebanho do Nordeste: são mais de sete milhões de cabeças de gado.
O último caso de febre aftosa foi registrado em 2001, mas somente agora o estado vai receber a classificação de zona livre com vacinação. Na prática, os criadores continuam obrigados a vacinar os animais duas vezes por ano, mas em compensação o mercado de carne bovina se amplia para todo o território nacional.
Essa nova classificação no ranking da aftosa já deve ter reflexo na Exposição Agropecuária de Imperatriz, uma das maiores do Nordeste, que acontece no mês de julho. A feira deve atrair mais expositores e, consequentemente, realizar um volume maior de negócios.
Para o vice-presidente do sindicato rural de Imperatriz, que reúne mais de 40% dos criadores do estado, a Expoimp deverá ser uma das maiores dos últimos dez anos.
“Nosso gado, que tem uma genética muito boa, poderá participar de exposições de outros estados, sem problema de quarentena. É um avanço, que há muito a gente já esperava e felizmente está acontecendo agora”, comemora Renato Pereira, vice-presidente do sindicato rural de Imperatriz.
Com o avanço no controle da doença o estado também deve ampliar o mercado de carne bovina. “A Organização Mundial da Saúde fará uma vistoria posterior e automaticamente liberará para a exportação a carne bovina do estado”, explicou Renato Pereira.
A primeira etapa da campanha de vacinação vai ser realizada durante todo o mês de maio. Uma loja de produtos veterinários da cidade já recebeu mais de um milhão e duzentas mil doses da vacina que são guardadas em ambiente refrigerado.
Os cuidados com a conservação ajudam a garantir a eficiência do produto.
Os criadores tem até o dia 15 de junho comprovar a vacinação dos rebanhos nos escritórios da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged). Quem não apresentar a nota fiscal está sujeito ao pagamento de uma multa de R$ 5 por animal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário