MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 25 de maio de 2013

Médicos protestam em Cuiabá contra ingresso de profissionais estrangeiros


Manifestação foi realizada na Praça Alencastro, no Centro da capital.
CRM-MT avalia que é preciso concurso ao invés de 'importar' médicos de fora.

Pollyana Araújo Do G1 MT

Médicos seguraram faixas e pararam em semáfororos (Foto: Pollyana Araújo/ G1)Médicos seguraram faixas e pararam em semáfororos (Foto: Pollyana Araújo/ G1)
Médicos e estudantes de medicina realizaram manifestação neste sábado (25), na Praça Alencastro, no Centro de Cuiabá, a favor da exigência de revalidação do diploma para profissionais que cursaram medicina em outros países. "Não podemos aceitar que esses médicos atuem no Brasil sem o diploma validado no Ministério da Educação (MEC) e nos conselhos regionais de medicina", disse o representante de Mato Grosso no Conselho Federal de Medicina (CFM), José Vinagre.
Para ele, a facilitação para que médicos com diploma estrangeiro atuem no país não é a alternativa mais viável para resolver o déficit de profissionais nas cidades do interior dos estados. Uma das soluções, segundo José Vinagre, é a realização de concurso público, já que muitos profissionais recusam salários de R$ 15 mil, por exemplo, no interior porque os empregos não oferecem estabilidade.
"Para que se fixe no interior estamos pedindo que seja criada uma carreira para os médicos. A partir de concurso, mesmo que o profissional vá para o interior, há chance de progredir na carreira. Não podemos admitir que flexibilizem a prova e não avaliem o médico", defendeu. Além de concurso, a categoria também cobra melhorias na estrutura das unidades de saúde, principalmente dos municípios mais longínquos.
Presidente do CRM-MT discursou durante protesto (Foto: Pollyana Araújo/ G1)Presidente do CRM-MT discursou durante protesto (Foto: Pollyana Araújo/ G1)
A presidente do Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM-MT), Dalva Alves das Neves, avaliou que faltam políticas públicas de saúde. "O governo não investe em políticas públicas e agora quer trazer médicos de fora para atuar no interior. Não falta só médicos, mas estrutura", disse. Ela afirmou que o fim da prova de revalidação do diploma é necessária, já que 94% dos médicos, principalmente cubanos e espanhóis, não passaram nesse exame.
Em um panfleto distribuído na praça durante o protesto, a categoria reforça que "importar médicos indiscriminadamente não é a solução para o caos da saúde pública e a falta de médicos no interior do país. É necessário uma melhor administração, mais investimentos e infraestrutura, além de condições dignas de trabalho para todos os profissionais de saúde".
Na semana passada, o ministro da Saúde Alexandre Padilha informou que faltam médicos no país, e a proporção de profissionais no Brasil é de 1,9 por mil habitantes, enquanto na Argentina é de 3,2 e na Espanha e em Portugal é de quase 4.
  •  
Estudantes de medicina colocaram nariz de palhaço na manifestação (Foto: Pollyana Araújo/ G1)Estudantes de medicina colocaram nariz de palhaço na manifestação (Foto: Pollyana Araújo/ G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário