MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 17 de maio de 2013

México confirma novas explosões do vulcão Popocatépetl


Duas explosões ocorreram entre a noite de quinta e a madrugada de sexta.
Vulcão está atividade constante há duas semanas.

Da France Presse

Explosão do vulcão Popocatepetl, perto da Cidade do México, registrada no dia 15. Duas novas explosões ocorreram nesta sexta-feira (17) (Foto: Arturo Andrade/AFP)Explosão do vulcão Popocatepetl, perto da Cidade do México, registrada no dia 15. Duas novas explosões ocorreram nesta sexta-feira (17) (Foto: Arturo Andrade/AFP)
O vulcão Popocatépetl, localizado no centro do México e em atividade constante há duas semanas, registrou duas fortes explosões nas últimas horas, que incluíram a expulsão de fragmentos incandescentes nas laterais da montanha, informou uma autoridade oficial nesta sexta-feira (17).
As duas explosões ocorreram entre a noite de quinta-feira e a madrugada de sexta e os fragmentos se espalharam por uma distância de até 1.500 metros do vulcão, detalhou em seu último relatório o Centro Nacional de Prevenção de Desastres (Cenapred), que mantém o mesmo nível de alerta desde domingo.
O Popocatépetl, segundo maior vulcão do México, com 5.452 metros de altitude, também registrou nas últimas horas 31 exalações de intensidade baixa a moderada, que foram acompanhadas por emissões de vapor d'água, gases e em algumas ocasiões pequenas quantidades de cinzas.
A segunda explosão gerou uma coluna de cinzas de 4 quilômetros de altura, detalhou o Cenapred, indicando que as condições de nebulosidade não permitem em algumas ocasiões o monitoramento visual do vulcão.
Impacto na população
O organismo reiterou se este tipo de atividade do Popocatépetl pode gerar uma possível expulsão de lava e uma chuva de cinzas sobre povoados próximos. A presença de cinzas no ambiente dos arredores do vulcão também afetou as operações aéreas no aeroporto internacional do estado de Puebla (centro), situado 90 km a sudeste da Cidade do México.
Duas companhias aéreas decidiram cancelar seus voos, um com destino a Houston (EUA), nesta quinta-feira, por precaução. As autoridades mexicanas prepararam um plano para uma possível evacuação de moradores das comunidades próximas ao vulcão desde que o Cenapred elevou no domingo o alerta ao nível Amarelo Fase Três, uma anterior à evacuação preventiva.
Em caso de aumento da atividade do vulcão, a evacuação contemplada abrangeria 3.000 pessoas que moram nas regiões baixas dos povoados mais vulneráveis, informou o Cenapred. O Popocatépetl fica na fronteira entre os estados de Puebla, Morelos e México (centro) e 650 mil habitantes vivem nas zonas de risco, segundo dados oficiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário