MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Moqueca de surubim faz sucesso à mesa em Três Marias, MG


Surubim é considerado o peixe nobre do Rio São Francisco.
Carne é macia, suculenta e não tem o gosto forte típico do peixe.

Do Globo Rural

Represa hidrelétrica de Três Marias, região central de Minas Gerais, é neste lugar que está o sítio do criador João Simão. Há pouco mais de um ano, ele decidiu investir na criação de surubim. Vivo, o peixe custa R$ 12 o quilo. "É um peixe que vende bem, a procura é grande e tudo o que produzimos, rapidamente é vendido", diz.
O peixe tão apreciado faz parte das principais receitas dos restaurantes de Três Marias.
Moqueca de surubim
Salmoura

Reserve 600 ml de água, 250 ml de vinagre e duas colheres de sopa de sal com alho. Coloque o surubim em uma bacia, despeje a água, o vinagre e espalhe delicadamente o sal com alho sobre o peixe. Deixe nessa salmoura por 24 horas.
Ingredientes da moqueca
800 gramas de surubim já temperados no dia anterior
2 tomates médios
2 cebolas médias
2 pimentões verdes
2 colheres de sopa de açafrão e colorau à base de urucum
1/2 colher de sopa de sal com alho
100 ml de leite de coco
2 colheres de chá de azeite de dendê
400 ml de água filtrada
Azeite de oliva a gosto
Modo de preparo
Em uma panela, aqueça o azeite, doure o sal com o alho e depois misture o açafrão e o corante. Adicione água e coloque, com cuidado, as postas de surubim na panela. Adicione água até cobrir quase todo o peixe. Nesta hora, atenção a um detalhe importante: um dos grandes segredos do surubim é ajeitar posta por posta dentro da panela para não quebrar. E não pode mexer muito também.
Distribua bem o azeite de dendê e o leite de coco na panela. Em seguida, cortados em cubos, adicione o tomate, a cebola e o pimentão. Espalhe por toda a moqueca até cobrir o peixe. Se quiser, acrescente pimentão em rodelas para decorar.
Dependendo da altura do fogo, vai cozinhar em 1/2 hora, 40 minutos.
Feita a moqueca, é hora de preparar o pirão. Em outra panela, coloque cinco conchas do caldo da moqueca. Adicione 100 gramas de farinha de mandioca aos poucos e mexendo sempre. Em quatro minutos está pronto.
Arroz branco também acompanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário