MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Museu de Ji-Paraná, RO, apresenta exposição de rádios antigos


Alunos de diversas escolas aproveitam para conhecer aparelhos históricos.
Atividades fazem parte da 11ª Semana Nacional do Museu em Rondônia.

Do G1 RO com informações da TV Ji-Paraná

Durante as atividades da 11ª Semana Nacional do Museu em Rondônia, uma exposição de rádios antigos está sendo apresentada no Museu das Comunicações Marechal Rondon, em Ji-Paraná. Alunos de diversas escolas da cidade aproveitam a oportunidade para conhecer a estrutura e os aparelhos antigos em uma visita ao local.
Jackson de Souza é estudante de uma escola rural, distante cerca de 50 quilômetros da cidade, e conta que aproveitou a visita para conhecer o museu. “Eu o conhecia [Marechal Rondon] só por foto na escola, nunca tinha visto desse jeito. Vou mostrar as fotos para minha irmã”, comenta.
Além dos objetos que representam a evolução das comunicações no estado e documentos e cartas de Marechal Rondon, o museu conta com uma exposição de 37 rádios antigos. A mostra faz parte das atividades da 11ª Semana Nacional do Museu em Rondônia realizada em conjunto do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).
exposição de Rádios antigos estão expostos no Museu das Comunicações Marechal Rondon, em Ji-Paraná (Foto: Reprodução/TV Rondônia)Rádios antigos estão expostos no Museu das
Comunicações Marechal Rondon, em Ji-Paraná
(Foto: Reprodução/TV Rondônia)
“Hoje em dia tem celular para escutar uma música, mas antigamente devia ser uma dificuldade carregar um ‘trem’ desse [rádio antigo]. Hoje a gente consegue levar um som portátil facilmente. É bom a gente vir conhecer para saber que, se não fosse o trabalho todo dessas pessoas, não teria o que nós temos agora”, conta a estudante de 21 anos, Aline Mateus.
Os aparelhos que formam a exposição foram emprestados pelo radiotécnico aposentado João Poltronieri, que lembra que o mais antigo rádio que tem em sua coleção é de 1928. “Naquele tempo eu já admirava coisas antigas, principalmente rádio. Antes eu nem sabia que isso poderia virar um museu do rádio, agora eu já tenho até esperanças”, explica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário