MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 25 de maio de 2013

No AM, 80 produtos patenteados pelo Inpa aguardam investimento industrial


Em 60 anos, Inpa conseguiu transferir apenas quatro patentes a empresas.
Diretor substituto da instituição defende incentivo ao empreendedorismo.

Eliena Monteiro Do G1 AM

Inpa completa 60 anos de criação (Foto: Divulgação/Inpa)Sede do Inpa, em Manaus (Foto: Divulgação/Inpa)
Invenções como a granola de pupunha, o biocida orgânico e o creme dental fitoterápico com flúor são uma amostra do que se pode produzir com os insumos da Amazônia. Mas, apesar de apresentar avanços, a região enfrenta o desafio de transferir tecnologias desenvolvidas em laboratório para o setor industrial. Somente o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) tem 80 produtos patenteados à espera de investidores. O Fórum de Inovação do Amazonas, marcado para acontecer na terça-feira (28), pretende apresentar soluções para o problema.
Em 60 anos de existência, o Inpa transferiu apenas quatro patentes a empresas. Segundo o diretor substituto da instituição, Estevão Monteiro, produtos como fitoterápicos, podem levar até dez anos para entrar no mercado. "No Inpa, temos fitoterápicos de branqueamento dental. Esse tipo de produto, que é de qualidade refinada, demanda de empresas com nível de sofisticação mais elevado", disse.
Monteiro afirmou que o Brasil, especialmente a Amazônia, precisa criar uma cultura de empreendedorismo com foco no investimento de produtos patenteados. "Precisamos de pessoas que sejam capazes de colocar em risco o seu negócio, trabalhando com novos produtos. A inovação é uma cultura que começa na academia, no segundo grau ainda", defendeu.
O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas, Odenildo Sena, reforça a afirmação. De acordo com ele, nos Estados Unidos, as empresas privadas lideram o investimento em inovação. "O Brasil investe pouco em pesquisa e desenvolvimento. Importamos muito e trabalhamos com pacotes prontos. Mas, estamos avançando devagar no rumo da cultura do investimento", frisou.
Proteção
Monteiro afirmou ainda que o depósito de patentes é um dos indicadores do Produto Interno Bruto (PIB) de um país.  "Na sociedade moderna, o que se mede em termos de conhecimento também é a capacidade do país em gerar inovação", destacou.
Segundo a chefe da Coordenação de Extensão Tecnológica e Inovação (CETI) do Inpa, Rosângela Bentes, a conquista de patentes representa independência tecnológica, além de proteger o país da concorrência desleal. "Mostra que a empresa tem tecnologia própria e está preocupada em proteger suas pesquisas. Muitas patentes foram registradas por outros países, porque a gente [Brasil] não se preocupa em fazer proteção intelectual", avaliou.
'Processo para enlatar alevinos de matrinxã' será apresentado no Fórum de Inovação (Foto: Divulgação)'Processo para enlatar alevinos de matrinxã' será
apresentado no Fórum de Inovação (Foto: Divulgação)
Produtos amazônicos
De cosméticos a alimentos industrializados, a Amazônia tem matéria-prima que dão origem a produtos inovadores. Entre as invenções produzidas nos laboratórios do Inpa, estão a farinha de pupunha, desinfetantes à base de óleos da Amazônia e fitoterápicos que cobatem a cárie dentária, o que representa um avanço para odontologia brasileira.
Também há depósito de patentes com potencial na indústria farmacêutica, como é o caso do 'uso de derivados semi-sintéticos no tratamento da malária'. A criação "refere-se à obtenção de derivados inéditos a partir de uma substância natural extraída da caapeba, Pothomorf peltata, planta amazônica utilizada no tratamento da malária".
Fórum
O 8º Fórum de Inovação do Amazonas propõe o estreitamento da relação entre pesquisadores e empresários. Durante o evento, os investidores poderão tirar dúvidas sobre a Lei do Bem (Nº 11.196 de 21 de novembro de 2005). "Apesar de ser uma lei relativamente antiga, pouco tem sido usada pelos empresas", disse Sena.
Segundo o secretário, a lei prevê incentivos fiscais a empresários que investirem em pesquisas. "Eles poderão abater o Imposto de Renda da Pessoa Jurídica, a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) e o Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI)", afirmou.
O pesquisador Antônio José Inhamuns da Silva vai expor o 'processo de enlatados de alevinos de matrinxã (peixe amazônico)', durante o fórum. "A ideia é que possam surgir empreendedores interessados em investir no produto", disse Odenildo Sena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário