MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 24 de maio de 2013

No PA, Ibama fiscaliza agricultores que cultivam em áreas proibidas


Fazendas tiveram lavouras embargadas por causa do desmatamento ilegal. Fiscais devem ficar na região até que toda a produção seja apreendida.

Do Globo Rural

Em uma fazenda em Ulianópolis, na região sudeste do Pará, é quase impossível avistar o fim da plantação. São 16 mil hectares plantados com arroz, milho e soja, área que foi desmatada ilegalmente.
De acordo com investigações do Ibama, desde 2007 o proprietário vem sendo multado por utilizar áreas embargadas para plantar grãos. O valor das multas já ultrapassou R$ 5 milhões.
Para tentar combater a prática criminosa, o Ibama, junto com o batalhão da Polícia Ambiental, iniciou a Operação Bom Conselho. Por causa do desrespeito dos produtores com os embargos, agora, além multar os agricultores, o Ibama vai recolher todo o grão produzido de forma irregular.
O arroz, o milho e a soja apreendidos serão doados ao programa Mesa Brasil, do Governo Federal, e devem ajudar no combate à fome no país. Ao final da operação, o Ibama estima colher mais de 8 mil toneladas de grãos.
Outra fazenda que fica no município de Dom Eliseu foi alvo da fiscalização. Na área, o Ibama constatou que a soja já havia sido colhida. Depois de investigar o destino do grão, cerca de 300 toneladas foram apreendidas em um silo comercial do município.
Os fiscais devem permanecer na região por mais 30 dias, até que toda a produção agrícola em áreas ilegais seja apreendida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário