MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 28 de maio de 2013

Pacientes ficam no corredor por falta de leitos em maternidade de RO


Corredor de maternidade do HB está sempre lotado, dizem funcionários.
Diretor diz que há dias em que a demanda é muito grande.

Ivanete Damasceno Do G1 RO

Luiza Caroline em maca no corredor da maternidade do Hospital de Base (Foto: Ivanete Damasceno/G1)Luiza Caroline em maca no corredor da maternidade do Hospital de Base (Foto: Ivanete Damasceno/G1)
Além dos problemas com a falta de medicamentos no Hospital de Base Ary Pinheiro em Porto Velho, a maternidade da unidade de saúde passa por constantes lotações, onde pacientes são acomodadas nos corredores da ala médica, de acordo com funcionários. São mulheres grávidas, mães com crianças em macas, em sofás e em cadeiras. De acordo com os profissionais, a situação por ser vista quase que diariamente na unidade.
Luiza Caroline Sousa Rocha, de 18 anos, passou a noite antes do nascimento do filho em cima de uma maca sem colchão, no corredor da maternidade. Com o nascimento da criança, por volta das 2h (horário local), Luiza Caroline retornou e continou em cima da mesma maca. “Eu fiquei até as 10h na maca sem colchão, até que minha mãe brigou e conseguiu um colchão pra mim. Tá muito cheio”, reclama a jovem.
De acordo com uma técnica de enfermagem, que prefere não se identificar, é comum encontrar mães pelos corredores. “Na semana passada, o corredor estava com mais de 20 mulheres e a nossa equipe é bem reduzida. Temos que nos desdobrar para dar conta”, conta a técnica.
O diretor técnico do Hospital de Base, Rodrigo Bastos, diz que a maternidade possui 54 leitos, e a maioria das pacientes são aquelas que apresentam gravidez de risco. Para partos de baixa complexidade as mulheres devem procurar a maternidade municipal Mãe Esperança. "Qualquer tipo situação que fuja de um pré-natal normal, bem acompanhado o paciente é encaminhado para o HB, o que pode em determinados dias ocasionar uma demanda maior que a nossa capacidade. Pode acontecer de alguém ficar no corredor ou numa maca até que se consiga um leito", explica Rodrigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário