MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Produção de cacau cresce nas pequenas propriedades de RO


Safra de cacau deste ano está em fase final de colheita.
Manejo correto está permitindo controlar a vassoura de bruxa.

Do Globo Rural

A propriedade de 1,5 hectare de João Apolinário fica em Ariquemes, centro-norte de Rondônia, onde devem ser colhidos 900 quilos de cacau este ano.
O produtor está recebendo cerca de R$ 3,70 pelo quilo da amêndoa, enquanto o ano passado, o valor era de R$ 4,50. Como a safra deste ano será maior, a quantidade de cacau vai compensar a queda no preço.

Rondônia é o terceiro maior produtor de cacau do Brasil, com cerca de 7% da safra nacional. Este ano, a produção foi boa e deve render 18 mil toneladas, 10% mais do que no ano passado.
A boa safra é resultado, entre outros fatores, do manejo. Os agricultores melhoraram a forma de controle da principal praga da lavoura, a vassoura de bruxa, e hoje as perdas não passam de 5%.
Depois de anos de decadência, o cacau ressurge com força em Rondônia, mas neste novo ciclo ele migrou das grandes fazendas para as pequenas propriedades rurais, o que tem fortalecido o tradicional modelo de agricultura familiar. O cacau tem ajudado a diversificar a renda das famílias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário