MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 12 de maio de 2013

Programa da PM-PI já orientou 30 mil crianças sobre efeitos das drogas


Proerd capacita crianças a como dizerem não aos entorpecentes, diz major.
Alunos fazem juramento e ganham certificado contra o uso de drogas.

Do G1 PI

O Programa Educacional de Resistência as Drogas (Proerd) tem como principal objetivo conscientizar as crianças e adolescentes sobre o uso de drogas, sendo implementado dentro das escolas através do trabalho entre professores e policiais militares. No Piauí, o programa já atendeu mais de 30 mil alunos de escolas públicas e privadas, na capital e no interior.
Alunos do Proerd na Unidade Escolar Helena de Carvalho, na Zona Norte de Teresina (Foto: Gil Oliveira/ G1)Alunos do Proerd na Unidade Escolar Helena de Carvalho, na Zona Norte de Teresina (Foto: Gil Oliveira/ G1)
Para a coordenadora do Proed no estado, major Elizete Lima, a ação mostra a nova polícia que trabalha de forma preventiva ao invés de repressiva. “Através de uma capacitação realizada com aulas durante 12 semanas, ensinamos as crianças a dizer não as drogas e se conscientizarem sobre diversos problemas, mostrando que prevenir é a melhor forma de combater a violência”, destaca a major Lima.
Segundo a coordenadora, o programa se desenvolve em quatro cursos. “Um dos currículos é voltado para as crianças do ensino infantil, na fase do jardim. Temos o Proed Kids, onde as crianças aprendem sobre as regras de trânsito mais comuns e a boa educação, além do programa para alunos do 5º e do 7º ano nas escolas. Há também o Proerd Família, que é voltado diretamente para os pais”, informou Elizete Lima.
No estado, em 2013 são mais de 70 turmas do projeto em Teresina e no interior. “O currículo em nossa região é voltado somente para os alunos do 5º ano, mas a meta do governo do estado é expandir o programa para todas as turmas desta série, em todos os colégios públicos. Por isso, nós já coseguimos implantar o sistema em mais de 25 cidades”, afirmou a coordenadora.
Coordenadora do Proerd no Piauí, Elizete Lima, mostra material didático do programa (Foto: Gil Oliveira/ G1)Coordenadora do Proerd, Elizete Lima, mostra
material didático do programa (Foto: Gil Oliveira/ G1)
Na capital, 30 turmas já estão iniciando as atividades do programa. Uma dessas turmas está na Unidade Escolar Helena de Carvalho, no bairro Itaperu, na Zona Norte, onde as aulas do Proed são ministradas pelo policial militar Italo Amorim.
Militar 'professor' ensina os alunos a respoderam as lições do Proerd (Foto: Gil Oliveira/ G1)Militar 'professor' ensina os alunos a respoderam
as lições do Proerd (Foto: Gil Oliveira/ G1)
Para Italo, ser um professor do programa é uma das suas mais nobres missões na carreira policial. “É muito gratificante trabalhar com crianças e ensinar a elas os valores da amizade, da família, as consequência do uso de drogas e a importância deles tomarem sempre as atitudes corretas em seu cotidiano”, disse Italo.
O militar explica que ingressou no projeto há dois anos e, neste de ano de 2013, já começou a dar aulas do programa como instrutor. “Agora, durante as minhas folgas e de forma voluntária, vou dar aulas em mais de 10 turmas e capacitar centenas de crianças que vão ser ensinadas a dizer não para as drogas”, afirma Amorim.
Italo Amorim explica que o trabalho do policial é feito juntamente com a professora dentro da sala de aula. “Durante 12 semanas os alunos recebem informações sobre o valor da amizade, bulling, drogas, a violência e as gangues. No final do programa, após receber todas as orientações, ele decide sozinho pelo não uso das drogas e recebe um certificado de aluno proerdiano, confirmando que sempre vai ficar longe das drogas”, destacou.
A professora Verônica Borges fala da importância do trabalho feito em parceria com a polícia militar. “É surpreendente porque os alunos ficam impressionados com o policial dentro da sala de aula e através dessa admiração ele consegue passar todos os ensinamentos para a turma. Isso é tanto, que as vésperas da aula, os alunos já ficam entusiasmados e esperando o professor do Proerd”, ressalta Verônica.
Como o trabalho é feito diretamente com as crianças, Italo explica que o programa tem várias atividades lúdicas para cativar a atenção do aluno. “A recepção deles é muito boa, porque são feitas várias ações lúdicas e descontraídas para idade deles, tornando a lição muito prazerosa para todos, além de levar a informação e promover a conscientização deles”, avalia o policial.
A estudante Núbia Sousa, de 9 anos, destaca o que já aprendeu durante o programa. "Todos da sala ficam muito alegres com a presença do professor Italo. Com ele já aprendemos as maldades que causam a maconha, o quanto o cigarro prejudica a saúde e sabemos que não devemos nunca aceitar as drogas", disse Núbia.
Proed
O programa foi implantado no Brasil em 1992 sendo adaptado através do modelo norte-americano Drug Abuse Resiste Education (D.A.R.E), que consiste em uma ação conjunta entre as Policias Militares, escolas e famílias, no sentido de prevenir o abuso de drogas e a violência entre estudantes. Através do projeto, os alunos reconhecem as pressões e as influências diárias que contribuem ao uso de drogas e à prática de violência, desenvolvendo habilidades para resisti-las.
Para a coordenadora Elizete Lima, um aluno proerdiano não vai acertar nunca as drogas e vai ajudar no combate. “A criança capacitada no projeto vai levar os ensinamentos adquiridos para toda a vida e não entrará neste mundo das drogas”, garante Elizete.
Equipe da Polícia Militar que realiza o Proerd no estado do Piauí (Foto: Gil Oliveira/ G1)Equipe da Polícia Militar que realiza o Proerd no estado do Piauí (Foto: Gil Oliveira/ G1)
O jovem Lucas da Costa, de 22 anos, trabalha no serviço auxiliar voluntário da Polícia Militar do Piauí e fala da importância de ter sido um aluno do programa. “Em 2011, fui aluno do programa e sinto orgulho de ser proerdiano. Foi através dos valores que aprendi a cultivar, que me interessei pela carreira militar e pretendo no futuro ser um policial e instrutor do Proerd”, diz Lucas.
De acordo com o mentor proerdiano, capitão Alexandre Rodrigues, é gratificante  para um profissional do programa, ver que no futuro seu alunos continuam longe das drogas. “Sabemos que nossos alunos sempre terão como foco a cidadania e a responsabilidade, sendo sempre bem aceitos pela sociedade. Essa é a nossa maior recompensa”, afirma Rodrigues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário