Filme foi denunciado ao órgão por suposta 'apologia ao trabalho infantil'.
Campanha mostra criança ao lado de adulto com um artesanato de palha.
Campanha da Ipiranga mostra criança ao lado de adulto
produzindo um artesanato (Foto: Reprodução/TV Globo)
A propaganda da rede de postos Ipiranga na qual aparece uma criança com
um artesanato de palha foi absolvida pelo Conar (Conselho Nacional de
Autorregulamentação Publicitária).produzindo um artesanato (Foto: Reprodução/TV Globo)
A campanha tinha sido denunciada em março ao órgão por por suposta “apologia ao trabalho infantil doméstico".
O processo foi aberto após denúncia feita pelo Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH), rede nacional composta por 400 entidades, que pediu a suspensão da exibição da propaganda.
Segundo o Conar, em julgamento realizado na quarta-feira (15), o Conselho de Éica do órgão decidiu, por unanimidade, pelo arquivamento do processo. Ou seja, não foi estabelecidade qualquer restrição à veiculação da propaganda. Ainda cabe recurso.
No comercial roduzido pela agência Talent, um caminhoneiro para na beira da estrada para pedir informações e aborda um homem que está produzindo um artesanato de palha, acompanhado de um menino, que está aparentemente realizando a mesma atividade. O filme que foi lançado no dia 16 de fevereiro em rede nacional de televisão pode ser visto no canal da empresa no YouTube.
A cada pergunta feita pelo motorista, é a criança quem fala o bordão “lá no Posto Ipiranga”. Admirado pela rapidez do menino ao responder as perguntas, o viajante pergunta ao adulto se o garoto é filho dele. Antes de responder, o homem reflete, olha para o garoto e depois fala: "Melhor perguntar lá no Posto Ipiranga”.
Segundo a reclamação feita ao Conar, "no momento em que a propagando demonstra uma criança realizando uma atividade produtiva, artesanal, tal como um adulto, é estimulada a cultura da banalização, estimulando a ideia de que a criança pode trabalhar".
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