MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Relatório da agência da ONU eleva preocupação com Irã, dizem europeus


Texto da AIEA relatou aumento da atividade nuclear iraniana.
União Europeia duvida das finalidades pacíficas do programa.

Da Reuters

A expansão de atividades nucleares sensíveis no Irã viola resoluções da ONU e agrava as dúvidas sobre o caráter pacífico do programa atômico iraniano, disse a União Europeia nesta quinta-feira (23).
Um relatório de quarta-feira da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA, um órgão da ONU) mostrou, no entender da UE, que o Irã está ampliando suas atividades nucleares, contrariando resoluções do Conselho de Segurança da ONU e da direção da própria AIEA.
O texto "agrava ainda mais as preocupações existentes sobre a natureza exclusivamente pacífica do programa nuclear iraniano", disse um porta-voz da chefe da diplomacia da UE, Catherine Ashton, que representa seis potências mundiais em negociações com a República Islâmica.
Críticos dizem que o Irã está tentando desenvolver a capacidade de produzir armas atômicas, algo que Teerã nega. O novo relatório diz que o Irã continua construindo um reator de pesquisas que, segundo especialistas ocidentais, poderá no futuro produzir plutônio para armas nucleares, caso o Irã se decida por isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário