MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 19 de maio de 2013

Reprodução equina: palpação transretal e ultrassonografia


O período reprodutivo dos equinos começa no início da primavera e vai até o final do verão. A média apresentada no cio das éguas é a cada 21 dias, podendo variar de 18-24 dias dependendo do animal. O período de gestação altera de acordo com as raças, o tempo médio é de 335 dias, que também pode modificar dependendo do manejo, a idade da égua e o sexo da cria.
Para que o manejo reprodutivo e a produção econômica aconteçam com qualidade é essencial o diagnóstico precoce da gestação, variando em função da idade da égua, condição nutricional, intervalo de diagnóstico e método da determinação de prenhez. A subfertilidade na espécie, muitas vezes, é causada devido à perda da cria que representa um grande problema a ser enfrentado, já que, não só deixarão de produzir como, terão baixos índices de concepção nos próximos coitos.
Dentre as várias formas de diagnóstico gestacional temos o exame de palpação transretal e ltrassonografia.
O exame de palpação transretal é de suma importância no trabalho do dia-a-dia do profissional. Esse procedimento auxilia na avaliação diagnóstica do trato genital, prática rotineira da reprodução animal; gastroenterologia permitindo alcançar diversos órgãos internos, dentre eles, intestino delgado, intestino grosso, rins, baço, útero, ovários; e avaliação de animais com claudicação de membros posteriores. É um método de diagnóstico, utilizado a fim de detectar o aumento uterino ocorrente na gestação, assim como o feto e as membranas fetais, podendo ter início a partir da quarta semana de gestação.
A ultrassonografia transretal aplicada à reprodução de éguas é uma biotécnica desenvolvida para auxiliar a palpação transretal, e é o método mais confiável e prático no diagnóstico gestacional, permitindo a visualização do útero, ovários e cérvix. A ultrassonografia está amplamente difundida e é tida como fundamental na reprodução eqüina aplicada ao trato reprodutivo permite, detectar alterações morfológicas e anatômicas, normais ou patológicas, dos tecidos moles ou órgãos explorados, associadas a eventos fisiológicos.
Assim, palpação transretal e ultrassonografia são fundamentais para que o sucesso na reprodução equina.
fonte: CPT Cursos Presenciais
Adaptação: Escola do Cavalo

Nenhum comentário:

Postar um comentário