MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Safra de laranja derruba preços e preocupa produtores em Iacanga, SP


Com queda no valor da fruta, supermercados já fazem promoções.
Produção deste ano deve chegar a 327 milhões de caixas da fruta.

Do G1 Bauru e Marília

O Estado de São Paulo é o maior produtor de laranjas do Brasil e deve colher uma "supersafra", estimada em 327 milhões de caixas da fruta em 2013.
Em Iacanga (SP), os pomares estão carregados. No entanto, segundo os produtores, a grande produção não é sinônimo de aumento nas vendas.
Na safra passada muitos produtores deixaram mais de 80 milhões de caixas apodrecerem nos pés porque, segundo eles, o preço pago pela indústria não cobria os custos de produção e não compensava fazer a colheita.
Ismael Boiani é um dos maiores produtores da região de Bauru (SP), com uma área de 250 hectares. Ele diz que, como o preço não está atraente, mudou a forma de comercializar as laranjas. Para não depender tanto das fábricas de suco, os agricultores, agora, apostam em uma nova estratégia. “Nós procuramos uma alternativa, por meio da venda da fruta in natura para o mercado”, afirma o produtor.
Com mais laranja à disposição do consumidor, as promoções já começaram. Em um supermercado de Bauru, por exemplo, um quilo da fruta custa R$ 0,57. “O preço está ótimo, baixou bem agora", comemora a assistente social, Lucylena Crepaldi Sanches.
Maricy Nascimento também aproveitou para levar laranja para casa. “A laranja é importante. Ela tem bastante vitamina, principalmente, vitamina C. Dá para levar bastante, fazer bolo, suco, aproveitar de todas as maneiras", diz a auxiliar de escritório.
Na safra passada, mais de 80 milhões de caixas apodreceram no pé (Foto: Reprodução/TV Tem)Na safra passada, mais de 80 milhões de caixas apodreceram nos pés (Foto: Reprodução/TV Tem)

Nenhum comentário:

Postar um comentário