MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 19 de maio de 2013

Saiba as diferenças de investir em franquia e licenciamento


Conheça as vantagens de cada um dos dois modelos de negócio.
Melhor opção costuma depender da ousadia do empreendedor.

Do PEGN TV

Muitos empresários preferem investir numa marca já testada e num negócio que ofereça mais segurança, em vez de um empreendimento a partir do zero. Mas, muitas vezes, surge a dúvida: abrir uma franquia ou investir numa marca licenciada.
Segundo especialistas, a escolha entre abrir uma franquia ou licenciamento costuma depender do tipo de negócio e da ousadia do empreendedor.
Na franquia, compra-se um sistema de gestão completo. O franqueador ensina passo a passo como tocar o negócio e o franqueado é obrigado a seguir todos os padrões estabelecidos pela rede. Desde o projeto arquitetônico, o ‘lay out’ do espaço, até a maneira de cuidar do negócio.
“O bônus da franquia é que o franqueado compra um negócio que já existe que tem uma marca consolidada, que tem um know-how de gestão, que tem fornecedores cadastrados, um projeto arquitetônico definido, ou seja, dentro do sistema de franchising o franqueado compra know-how, experiência, treinamento, padrão e supervisão”, explica a consultora Ana Vecchi.
A empreendedora Solange Miranda entrou em 2004 numa rede de franquia de escola de informática e idiomas e investiu R$ 400 mil negócio. Hoje, a unidade fatura R$ 250 mil por mês.
“Você tem uma filosofia já de sucesso a ser seguida. Nas nossas franquias nós temos todo um respaldo do franqueador, então você não tem que pensar. Você já tem tudo pronto e cabe a nós dar sequência no trabalho”, diz a franqueada.
A franqueadora cobra de cada nova unidade R$ 50 mil taxa de franquia, royalty de 5% sobre o faturamento bruto e mais 2% para fundo de propaganda. A rede escolas dá treinamento mensal para a franqueada e funcionários. Tem ainda uma central só para cuidar do marketing de cada unidade.
“Seguindo a receita é sucesso na certa”, diz Solange.
Licenciamento costuma ser mais barato
No modelo de licenciamento, compra-se somente o direito de usar uma marca e vender serviços e produtos indicados pelo licenciador. Em geral, o licenciamento é mais barato, dá mais liberdade, mas o risco é maior.
“Licenciamento é o direito de comercialização de um produto sob uma marca específica, então o licenciador concede ao licenciado o direito de comercialização de produto sob aquela marca, só que a gestão do negócio é independente”, explica a consultora Ana Vecchi.
O empresário Luiz Carlos Stanganelli é dono de uma farmácia em São Paulo que tinha marca própria. Em dezembro de 2012, ele se tornou licenciado de uma rede popular de farmácia. Em 120 dias, o faturamento mensal passou de R$ 100 mil para R$ 130 mil.
“Como eu já estou há 8 anos no mercado eu já sei gerir o meu negócio, eu já sei tocar uma empresa e o licenciamento me traz o suporte que eu precisava que é uma marca forte, negociação com a indústria e um custo baixo”, diz Stanganelli.
O licenciado compra os medicamentos direto dos produtores, mas os preços são negociados pelo licenciador, que consegue descontos maiores porque compra em quantidade para toda a rede. O licenciado se obriga a comprar 80% dos produtos indicados pelo proprietário da marca.
O risco para abrir uma franquia ou licenciamento vai depender sempre do perfil e do conhecimento do empresário.
“Se ele já tiver conhecimento do mercado em que ele quer investir, da marca e do produto que ele quer investir, o risco dele é pequeno. Se ele tiver total desconhecimento daquele tipo de produto, marca, mercado, o risco dele é maior se ele for um licenciado porque ele vai ter que aprender basicamente sozinho, e se ele for um franqueado ele terá mais suporte, treinamento, acompanhamento de um franqueador”, diz Ana Vecchi.
Contatos:
DROGARIA ULTRAPOPULAR
Contato: Diretor Administrativo Paulo Roberto Oliveira da Costa
Telefone: (11) 3283-3737
www.drogariasultrapopular.com.br
DROGARIA ULTRAPOPULAR – UNIDADE MARECHAL DEODORO
Contato: Empresário Luis Carlos Stanganelli Junior
Praça Marechal Deodoro, 328 – Santa Cecília
São Paulo/SP – CEP: 01150-010
Telefone: (11) 3667-6516
ALLNET
Contato: Liliana Zívolo
Telefone: (11) 2199-0999
www.grupoallnet.com.br
ALLNET – UNIDADE SANTANA
Contato: Solange Debesse Miranda
Rua Ezequiel Freire, 432 – Santana
São Paulo/SP – CEP: 02034-001
Telefone: (11) 3531-3531 / 2173-9999
VECCHI ANCONA
Contato: Consultora de negócios Ana Vecchi
Rua Santa Justina, 352 – Itaim Bibi
São Paulo/SP - CEP: 04545-041
Telefone: (11) 3841-9676
www.vecchiancona.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário