MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Santuário envia ao Vaticano roteiro da missa do Papa em Aparecida


Celebração deve ter cerca de 1h30 e homilia terá os jovens como tema.
Missa no dia 24 de julho será comandada pelo sumo pontífice em português.

Suellen Fernandes Do G1 Vale do Paraíba e Região

Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida (Foto: Renato Ferezim/ G1)Expectativa é que missa do Papa Francisco seja celebrada em 1h30.  (Foto: Renato Ferezim/G1)
O reitor do Santuário Nacional, padre Domingos Sávio, informou nesta terça-feira (21) que enviou ao Vaticano o texto, na íntegra, da missa que será celebrada pelo Papa Francisco no próximo dia 24 de julho em Aparecida, no interior de São Paulo. O roteiro, em português, sugere uma celebração de cerca de 1h30 com uma homilia cujo tema central serão os jovens.
O material foi enviado por email no último domingo pelo bispo auxiliar de Aparecida, Dom Darci Nicioli, ao Monsenhor Konrad Krajweski, um dos membros do cerimoniário do pontífice e que estará no Brasil entre os dias 2 e 7 de junho para definir detalhes da visita de Francisco na cidade. Representantes do Vaticano fizeram o pedido do texto ao Santuário para a preparação do Papa, que pediu para celebrar em português com o objetivo de ter uma comunicação mais próxima com os católicos.
De acordo com o reitor, o roteiro contém sugestões. "Não temos certeza nenhuma se ele vai acatar a sugestão da homilia, por exemplo. É uma decisão dele [do Papa], mas o texto sugerido aborda a Jornada Mundial da Juventude e consequentemente os jovens. O texto enviado é um roteiro com tudo o que acontece na missa, em português", disse ao G1. Segundo o padre, a homilia tem entre 10 e 12 minutos.
A missa, de acordo com programação oficial do Santuário Nacional, terá início entre 10h e 10h30, após a recepção do Papa, que vem do Rio de Janeiro de helicóptero e deve chegar à cidade – considerada a capital da fé no país – às 9h30. Ainda não há definição se a missa, ponto alto da passagem do pontífice pelo Vale do Paraíba, será campal ou fechada, no altar central da Basílica.

Visita
A visita do Papa a Aparecida irá acontecer durante a Jornada Mundial da Juventude. O pontífice argentino irá deixar o Rio de Janeiro por volta das 8h do dia 24 de julho e de helicóptero vai a Aparecida.
Antes de celebrar a missa, ele irá venerar a imagem de Nossa Senhora no Santuário Nacional em uma capela reservada dentro da Basílica. A imagem vista pelos fiéis no Santuário tem um nicho especial, que gira em 360°, e faz com que a santa possa ser vista no interior da capela.
Todos os detalhes do trajeto do papa em Aparecida e da missa serão definidos somente em junho, quando uma comitiva do Vaticano fará uma nova visita ao Santuário. Após a celebração, ainda está previsto um passeio de papamóvel até o Seminário Bom Jesus, onde o pontífice irá almoçar com autoridades e repousar antes de retornar ao Rio de Janeiro às 16h. A administração do Santuário espera até 400 mil fiéias na ocasião da visita.
Nova visita
Mesmo faltando ainda pouco mais de dois meses para a visita, o bispo já anunciou que o Papa será convidado a voltar à Aparecida em 2017, quando se comemora o aniversário de 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora, no Rio Paraíba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário