MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Secreto e preservado, abrigo nuclear soviético vai virar museu


Bunker para guardar ogivas na República Tcheca abre em agosto.
Local terá exposições sobre a corrida armamentista da Guerra Fria.

Da Reuters

Abrigo nuclear soviético perto da vila de Misov, na República Tcheca (Foto: Petr Josek/Reuters)Instalação de uma das exposições no abrigo nuclear soviético perto da vila de Misov, na República Tcheca (Foto: Petr Josek/Reuters)
Um antigo abrigo nuclear secreto na República Tcheca, usado para guardar ogivas durante a corrida atômica da Guerra Fria, vai ser transformado em museu.
O bunker de cimento, que fica no subsolo, foi construído nos anos 1960 em uma floresta perto da vila de Misov, ao sul de Praga e a 60 km da fronteira com a Alemanha.
Foto de Stalin na parede do abrigo nuclear soviético perto da vila de Misov, na República Tcheca (Foto: Petr Josek/Reuters)Foto de Stalin na parede do abrigo
(Foto: Petr Josek/Reuters)
Trata-se de um dos três lugares do tipo existentes na antiga Tchecoslováquia. Apenas ele se manteve intacto. “É o único que ainda existe para lembrar as futuras gerações”, disse Vaclav Vitovec, director da Fundação Cortina de Ferro, que está se preparando para abrir o lugar em agosto.
O bunker fica no meio de uma floresta, protegido por paredes grossas de concreto e dois pares de pesados portões de ferro. No interior, há quatro câmaras com capacidade para estocar 80 ogivas nucleares que podiam ser montadas em mísseis.
Uma sucessão de pequenos ambientes abriga o resto dos equipamentos, como motor a diesel, máscaras de gás, ferramentas variadas e filtros de ar.
Tudo isso será exibido junto com fotos e textos sobre a corrida armamentista entre os Estados Unidos e a União Soviética.
Estrela soviética e pombas brancas estão pintadas no chão de abrigo nuclear soviético perto da vila de Misov, na República Tcheca (Foto: Petr Josek/Reuters)Estrela soviética e pombas brancas estão pintadas
no chão do abrigo  (Foto: Petr Josek/Reuters)
Historiadores dizem que o lugar era tão secreto que não se sabe nem se sabe se ogivas chegaram a ser guardadas ali. Mas os diretores da Fundação Cortina de Ferro, citando generais tchecos e soviéticos reformados, estão convencidos de que o local foi usado.
Eles dizem que as ferramentas e os equipamentos encontrados lá também indicam que o local foi operacional. “De 60 a 131 ogivas foram estocadas aqui”, diz Vitovec.
Desde que as forças soviéticas foram expulsas da Tchecoslováquia, em 1990 e 1991, o bunker de Misov era usado para estocar toneladas de notas de dinheiro da Tchecoslováquia, que foram tirados de circulação quando o país se dividiu em 1992.
Vista geral do abrigo nuclear soviético perto da vila de Misov, na República Tcheca (Foto: Petr Josek/Reuters)Vista geral do abrigo nuclear soviético perto da vila de Misov, na República Tcheca (Foto: Petr Josek/Reuters)

Nenhum comentário:

Postar um comentário