MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Senadores pedem esclarecimento de diretor da Caixa sobre Bolsa Família


Parlamentares do PSDB protocolaram pedido para diretor falar em comissão
No último sábado, Caixa informou ter adiantado a liberação de benefícios.

Felipe Néri Do G1, em Brasília

Os senadores do PSDB Aloysio Nunes (SP), líder do partido, e Álvaro Dias (PR), protocolaram nesta segunda-feira (27) requerimento na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle do Senado para convidar o presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Fontes Hereda, a prestar esclarecimentos sobre a data de liberação dos benefícios do programa Bolsa Família neste mês. A comissão ainda deve decidir, por meio de votação, se aprova ou não o convite.
Os parlamentares querem que Hereda dê explicações sobre a liberação antecipada dos recursos em 17 de maio, um dia antes de serem difundidos boatos de que o programa seria suspenso. Inicialmente, a Caixa havia informado que a liberação só tinha sido feita depois da circulação do boato, para “evitar tumulto”. No último sábado (25), a Caixa informou que antecipou o saque do benefício na sexta-feira (17).
O G1 entrou em contato com a Caixa para tratar do requerimento dos senadores mas não obteve retorno até última atualização desta reportagem. O banco vai dar coletiva à imprensa na tarde desta segunda.
“Houve informação dada errada pela Caixa. A primeira informação foi errada ou uma mentira. Por que aconteceu isso? O que levou a Caixa a fazer isso? Vamos acompanhar essa investigação junto à Polícia Federal”, disse Aloysio Nunes.
Em nota divulgada no sábado, a Caixa informou que a antecipação dos saques de todos os 13,8 milhões de beneficiários fora da data prevista no calendário individual pode “ocorrer em situações específicas como casos de calamidade ou necessidade de melhorias de sistemas”. Nesse caso específico, havia em andamento "desde março, diversas melhorias no Cadastro de Informações Sociais, conforme já divulgado".
"Em consequência desse procedimento, na sexta-feira (17), primeiro dia do calendário de pagamentos de benefícios do Bolsa Família do mês de maio, o banco disponibilizou o saque independentemente do calendário individual", diz a nota.
No último dia 20, a Polícia Federal abriu inquérito para investigar a origem do boato de que o Bolsa Família seria suspenso. A falsa informação gerou tumulto em agências da Caixa de ao menos 12 estados do Norte, Nordeste e Sudeste. Em dois dias, foram feitos 900 mil saques, comando a retirada de R$ 152 milhões.
Segundo a assessoria de imprensa do Ministério do Desenvolvimento Social, pasta responsável pelo programa, a quantidade média de saques realizados aos sábados é de 100 a 200 mil. No dia 18, porém, quando houve rumores de que o benefício seria suspenso, o número de saques foi de 500 mil. No domingo, houve 400 mil saques, ainda de acordo com assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário