MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Serviço do 'Minha casa, minha vida' quer reduzir problemas com imóveis


População pode fazer reclamações dos imóveis através do telefone.
No Pará, existem mais de 19 mil casas integradas ao programa.

Do G1 PA

Um programa da Caixa Econômica Federal (CEF) pretende diminuir os transtornos sofridos por moradores de imóveis obtidos através do "Minha casa, minha vida". Na Região Metropolitana de Belém não é difícil encontrar reclamações relacionadas às más condições dos imóveis do programa. No Residencial Jardim Campo Grande, em Ananindeua, os problemas começam logo na entrada. Na área da escada de um dos blocos, é só chover um pouco que as goteiras logo aparecem, e isso está refletindo nos apartamentos.
Em um dos quartos do apartamento da dona de casa Sabrina da Silva, há tanta infiltração que descansar virou uma tarefa difícil. "É muito ruim, a gente dorme sentindo aquele cheiro de mofo. Mas a gente tem que dormir, então dorme assim mesmo. Liga o ventilador, e a gente dorme", conta.
O residencial é um dos que fazem parte do programa "Minha casa, minha vida", do Governo Federal, e abriga mais de 400 famílias, que conseguiram financiar o imóvel com preço 90% abaixo do mercado. A obra do Residencial Jardim Campo Grande foi concluída em janeiro de 2012. Apesar de ser um empreendimento novo, desde a inauguração os problemas do local têm tirado o sono dos moradores.
A dona de casa Maria Francisca conta que, logo que se mudou, jorrava água do teto do banheiro toda vez que o vizinho do andar de cima ligava o chuveiro. Depois de muito pedir que a construtora responsável pelo empreendimento resolvesse o problema, ela decidiu tomar providências. "Quando começou a infiltração, meu marido tirou o forro porque estava enferrujando tudo. As paredes estão todas enferrujadas e infiltradas. Daí ele tirou, porque chovia, e a gente não podia tomar banho que caía em cima da gente a água [do forro]. Aí para evitar isso, ele fez tipo uma calha para desviar a água", conta.
"Ninguém toma nenhuma providência, ninguém vem ver a situação que a gente está passando. Já foi divulgado, já fomos atrás várias vezes e eles nunca aparecem para dar uma satisfação", desabafa o pedreiro José Maria.
Em todo o Pará existem 19.284 unidades habitacionais integradas ao programa do governo federal. A CEF conta que já recebeu aproximadamente 100 reclamações relacionadas a estes empreendimentos, pelo serviço "De olho no programa Minha casa, minha vida", que foi criado em março deste ano. O novo canal de comunicação entre o beneficiário e o banco tem como objetivo garantir a qualidade dos imóveis construídos com a ajuda do programa.
"A partir dessa reclamação a Caixa vai mandar um profissional que seja competente naquela área. Se o problema for um dano físico do imóvel, vai um profissional de engenharia verificar qual é o dano, qual é a extensão desse dano. Esse profissional, então, convoca a empresa para fazer a reparação", explica o superitendente da Caixa, Evandro Lima.
O agente de saúde Sergino Bezerra, que já perdeu uma televisão por causa das goteiras no apartamento, espera que o serviço ajude a resolver o problema. "Que a gente não volte mais a perder as nossas coisas. Porque a gente pensa que vem morar bem, mas como a gente está morando nessa condição? De perder televisão, sofá, cama?", reclama.
Quem quiser mais informações sobre o serviço "De olho no programa Minha casa, minha vida",  pode ligar para o telefone 0800-721-6268.

Nenhum comentário:

Postar um comentário