MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Stephen Hawking diz em evento que quer viajar ao espaço com a Virgin


Cientista britânico afirma que sua doença degenerativa não impede viagem.
Em 2007, Hawking teve experiência de gravidade zero em um voo especial.

Do G1, em São Paulo

O físico Stephen Hawking (Foto: Bruno Fahy/AFP)O físico Stephen Hawking (Foto: Bruno Fahy/AFP)
O cientista britânico Stephen Hawking, de 71 anos, que há anos sofre com uma doença degenerativa, disse nesta terça-feira (30) que tem planos de viajar para o espaço e que sua condição física não o impediria de atingir seu objetivo.
Em uma incomum aparição pública, o autor de "Uma breve história do tempo" e diretor do centro de pesquisa cosmológica de Cambridge (Inglaterra) participou em Londres de um ato em apoio da associação "Breathe On UK", que apoia famílias de crianças doentes que, como ele, recebem ventilação mecânica de longa duração.
Segundo a agência de notícias EFE, baseada nas informações do jornal "Daily Telegraph", em seu discurso, o primeiro após vários meses afastado da esfera pública, o cientista explicou que receber este tratamento no último ano e meio não modificou seu estilo de vida e não o impede de seguir com sua vida.
"Desde que tenho ventilação fui a Bruxelas, Ilha de Man, Genebra, Canadá, estive duas vezes na Califórnia e espero ir ao espaço com os voos da Virgin Galactic de Richard Branson", declarou com a ajuda de um computador.
Branson, proprietário do grupo Virgin, e seus dois filhos serão os primeiros passageiros do voos turísticos ao espaço que começarão a operar no final de ano, após vários atrasos.
Hawking utiliza cadeira de rodas desde a década de 60, quando desenvolveu esclerose lateral amiotrófica (ELA), doença degenerativa que o deixou completamente paralisado mas que não interrompeu sua atividade acadêmica.
Em 2007, o cientista teve uma experiência de gravidade zero em um voo especial, algo que despertou seu interesse pelo espaço.
Nave de turismo espacial da Virgin Galactic em voo impulsionado por foguete (Foto: AP Photo/Virgin Galactic, Mark Greenberg)Nave de turismo espacial da Virgin Galactic em voo impulsionado por foguete (Foto: AP Photo/Virgin Galactic, Mark Greenberg)

Nenhum comentário:

Postar um comentário