MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Surto do vírus H1N1 teria causado 17 mortes na Venezuela, diz imprensa


Números não foram confirmados pelo governo.
Vírus da nova gripe matou mais de 18 mil desde 2009, segundo a OMS.

Da Reuters

Um surto do vírus da gripe H1N1 teria provocado a morte de pelo menos 17 pessoas na Venezuela, afirmaram nesta segunda-feira (27) reportagens independentes que não foram confirmadas pelo governo.
Segundo versões de autoridades regionais e da imprensa privada, o número de infectados seria de pelo menos 250 no país de 29 milhões de habitantes. O vírus H1N1 foi declarado uma pandemia global em junho de 2009, dois meses depois de seu surgimento na América do Norte.
"Passamos em questão de três semanas de 20 casos a quase 250, é um número alarmante, e o balanço para hoje é que há 16 estados do país que apresentaram casos humanos e estamos já em 17 mortes", disse o ex-ministro da Saúde e Assistência Social Rafael Orihuela a um canal de televisão.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), exames de laboratório confirmaram mais de 18 mil mortes no mundo por H1N1, vírus também conhecido como nova gripe, mas a cifra real seria muito maior.
"Estamos tendo um movimento de uma pandemia que aconteceu no planeta há três anos e meio", acrescentou o especialista, que também é pesquisador de doenças infectocontagiosas.
Os Estados da fronteira com a Colômbia e os localizados nas zonas andinas seriam os que registram um índice maior da doença.
A gripe H1N1 é um subtipo de influenza que afeta seres humanos e é transmitida de pessoa a pessoa de forma muito semelhante ao processo de contágio da gripe, ou seja, por meio de tosse e espirros, ou levando as mãos à boca e ao nariz depois de tocar algo infectado com o vírus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário