MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 20 de maio de 2013

SUS libera ecografia para depois do nascimento de bebê no Paraná


Grávida de 6 meses, dona de casa ainda não realizou nenhuma ecografia.
Secretaria Municipal de Saúde corrigiu o erro e remarcou o exame.

Adriana Justi e Bibiana Dionísio Do G1 PR

Dona de casa comprou roupas de cores neutras porque não sabe o sexo do bebê (Foto: Adriana Justi / G1)Dona de casa comprou roupas de cores neutras
porque não sabe o sexo do bebê
(Foto: Adriana Justi / G1)
Grávida de seis meses, Elisabete Cordeiro da Cruz, de 39 anos, conseguiu a liberação para realizar a primeira ecografia obstétrica - e possivelmente a única - para 24 de agosto deste ano. O problema é que neste dia, conforme previsão médica, a criança terá nascido há 17 dias. Elisabete solicitou o exame, junto a Secretaria Municipal de Saúde de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, em fevereiro, e ficou revoltada com a situação.
Ela contou que tentou reclamar da data na unidade de saúde Riacho Doce, onde mora, mas foi orientada a ligar para a Secretaria Municipal de Saúde. "Quando eu liguei lá, o atendente me disse que é normal isso acontecer e que era só eu rasurar a data para 24 de maio. Eu fiquei indignada. Eu não posso fazer isso, como vou chegar com um documento rasurado para fazer a ecografia? Eu ainda posso passar por mentirosa", reclama. Depois desta ligação, a data oficial para o exame continua sendo 24 de agosto.
Uma das situações que mais deixa a dona de casa indignada é não saber o sexo do bebê. "Eu tenho que me prevenir, tenho que montar um enxoval pelo menos. E além de tudo, preciso saber se está tudo bem com o meu filho (a). E tenho que saber isso antes dele nascer", completa. Diante da preocupação em virtude da idade, Elisabete realizou duas ecografias particulares. Na ecografia morfológica, o médico falou que não tinha como ver detalhes. O que ele conseguiu ver, disse que estava certo", contou Elisabete.
Documento mostra que a data do exame foi agendada para 24/08/2013 (Foto: Adriana Justi / G1)Documento mostra que a data do exame foi agendada para 24/08/2013 (Foto: Adriana Justi / G1)
"Como o SUS só disponibilizou essa única ecografia e que ainda marcaram errado, eu tive que pagar para fazer dois exames. Eu já tenho 39 anos e passei por uma cirurgia da coluna recentemente, então estou realmente preocupada", conta. As duas ecografias foram pagas por ela graças a um plano de saúde vinculado à empresa onde ela trabalha, mas a cobertura é apenas ambulatorial. "Por isso que eu estou fazendo o pré-natal pelo SUS", explicou.
Elisabete está afastada do trabalho devido à cirurgia na coluna. Inclusive, este procedimento foi realizado quando ela já estava grávida há aproximadamente 10 dias. Segundo a dona de casa, os médicos não identificaram a gravidez nos exames pré-operatórios.
Elisabete e o marido reclamam do Sistema Único de Saúde (SUS) (Foto: Adriana Justi / G1)Elisabete e o marido reclamam do Sistema Único de
Saúde (SUS) (Foto: Adriana Justi / G1)
Ela reitera e diz que se a data da ecografia não for alterada, ela só saberá se está tudo bem com a criança assim que ela nascer.

Terceira gravidez
Elisabete está se sentindo bem, mas relatou que sente dores diárias nas pernas e nas costas. Ela toma os medicamentos indicados pelos médicos e está em repouso. Esta é a terceira gravidez da dona de casa. Ela lembrou que com o primeiro filho, que hoje tem 14 anos, também realizou apenas uma ecografia, o que não é recomendado. A comunidade médica entende que o ideal é realizar três ecografias durante a gestão. Uma delas, a mais importante, deve ser feita ainda no primeiro trimestre de gravidez.
Para o marido, Joel Carneiro Antônio, a situação na unidade Riacho Doce precisa de melhorias urgentemente. "Além desse problema que nós estamos passando por causa dessa ecografia, tem vários problemas que precisam ser solucionados aqui. Não há especialistas, na maior parte das vezes é o médico da família, que é um clínico geral, que atende a população. Hoje eu diria que estou preocupado não só com o nascimento do meu filho (a), mas sim porque não terá um pediatra aqui para fazer o acompanhamento. Como posso dormir tranquilo?", indaga o marido.
Nota da Prefeitura Municipal
A Prefeitura de São José dos Pinhais, através da Secretaria de Saúde, argumentou que o  município realiza mais de 100 partos ao mês e que todas as gestantes do município atendidas pelo SUS recebem acompanhamento nas unidades de saúde, sendo que realizam ao menos três ecografias durante a gestação. Veja a nota na íntegra.
"Foi checado que a Sra. Elisabete estava com a guia para o referido exame liberada. Possivelmente ao agendar o exame por telefone, a prestadora de serviço não tenha se informado quanto à data do parto e urgência na realização do exame, tendo feito o agendamento para aquela data. A sra. Elisabete já está com o exame de ecografia agendado para esta terça-feira (21) no Hospital são José.  Em todas as unidades de saúde de São José dos Pinhais funciona o programa Estratégia de Saúde da Família, com o médico da família. Especialistas na área infantil atendem no Centro Integral de Atendimento à Criança, CIAC.
Para casos com o da sra. Elisabete, o cidadão são-joseense conta com o serviço de Ouvidoria da Saúde que registra sugestões, elogios denúncias e reclamações, encaminhando ao setor competente na busca pelas soluções necessárias para cada caso. A Ouvidoria de Saúde de São José dos Pinhais atende de segunda à sexta-feira. Das 8 às 18 horas, através dos telefones 3381- 6373/6368/6389. Também no Hospital São José funciona a Ouvidoria descentralizada, para atendimento de casos relativos ao Hospital São José, onde a pessoa pode se dirigir pessoalmente para ser atendida".

Nenhum comentário:

Postar um comentário