MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Uso indiscriminado de anabolizantes é motivo de preocupação em SE


Vigilância Sanitária e Secretaria da Saúde vão alertar população.
Médico destaca perigo de contaminação pelo HIV e outras doenças.

Do G1 SE

O crescimento do uso indiscriminado de anabolizantes esteroides pela população foi o tema de uma reunião entre técnicos da Vigilância Sanitária e a gerência de DST/AIDS em Sergipe.

Através de uma parceria eles pretendem alertar à população quanto aos riscos do uso indiscriminado dos medicamentos por praticantes de musculação e o compartilhamento de agulhas e seringas pelos usuários de anabolizantes esteroides.

De acordo com o gerente do programa DST/AIDS da Secretaria Estadual da Saúde, Almir Santana, o uso indevido de anabolizantes esteroides para o ganho de massa muscular pode levar a morte, causar efeitos colaterais irreversíveis, impotência, esterilidade, crescimento excessivo dos mamilos em homens, hipertensão, dores de cabeça, retardo precoce do crescimento, calvície, insônia, aumento do colesterol e lesões no fígado.
“Há também os riscos de contaminação por DST/AIDS dos usuários do medicamento. Algumas pessoas que usam anabolizantes esteroides têm o hábito de compartilhar agulhas e seringas. Com isso, elas podem ser contaminadas pelo HIV, Hepatites Virais e Sífilis”, alertou. 
De acordo com o diretor de Vigilância Sanitária da SES, Antônio de Pádua Pereira Pombo, os anabolizantes esteroides são medicamentos legais e têm indicações específicas. “O uso de anabolizantes não é crime, porém necessita de acompanhamento médico. Conforme a legislação específica para o produto, ele pode ser comercializado somente em farmácias e drogarias com prescrição médica, em receituário controlado e tem que constar a indicação do Código Internacional de Doenças, o CID”, explicou.
Antônio de Pádua ressalta ainda que “o não cumprimento da legislação pelas farmácias e drogarias para dispensação do produto é infração sanitária grave e o estabelecimento pode sofrer sanções que vão desde advertência até a interdição definitiva.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário