MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 3 de maio de 2013

USP desenvolve iogurte nutritivo com casca de maracujá em Piracicaba, SP


Produto ganhou fibra com adição de farinha com casca e semente da fruta.
Em uma escala que vai de 1 até 9, provadores deram nota 7,5 ao alimento.

Do G1 Piracicaba e Região
USP desenvolve iogurte nutritivo com casca de maracujá em Piracicaba, SP (Foto: Nataly Toledo/Divulgação)Amostras de iogurte enriquecido com fibras foram provadas por 60 pessoas (Foto: Nataly Toledo/Divulgação)
Pesquisadores da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), campus da Universidade de São Paulo (USP) em Piracicaba (SP), desenvolveram um iogurte mais nutritivo e rico em fibras em relação aos convencionais ao incluir na receita uma farinha elaborada com cascas e sementes de maracujá secas e processadas.
"A casca corresponde a mais da metade da composição da massa da fruta e não pode mais ser considerada resíduo industrial, uma vez que estudos relatam características funcionais e tecnológicas interessantes para o desenvolvimento de novos produtos", disse a pesquisadora Nataly Maria Viva de Toledo.
O iogurte enriquecido foi provado por 60 pessoas. Entre as amostras do produto, a que teve 2% de adição de farinha de maracujá obteve a maior aceitação, com nota 7,5 em uma escala de 1 a 9. Na avaliação dos provadores, essa versão do iogurte apresentou teor de fibras "agradável" e paladar menos doce que a amostra de iogurte sem adição de farinha.
"Além disso, muitos provadores comentaram que, apesar de preferirem o sabor da amostra sem farinha, comprariam o produto com adição de 2% por associarem a presença de fibras a um alimento mais saudável. Do total de provadores, 60% afirmaram que comprariam o produto se já estivesse disponível no mercado", informou a assessoria de imprensa da Esalq.
O projeto, cujas análises foram realizadas nos Laboratórios de Nutrição Humana e de Higiene e Laticínios do Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição, visou o aproveitamento do maracujá como forma de aumentar o valor nutricional do iogurte, além de gerar alternativa para agregar valor aos subprodutos e evitar o desperdício dos materiais.
"As fibras presentes nos subprodutos do maracujá possuem muitos benefícios à saúde e devem ser consumidas diariamente. Autores relatam seu efeito sob a redução do colesterol no sangue, controle de glicemia e do peso e prevenção de problemas gastrointestinais", informou Nataly.
O estudo teve orientação da professora Solange Guidolin Canniatti Brazaca e colaboração do professor Ernani Porto e contou ainda com bolsa financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Nenhum comentário:

Postar um comentário