MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Venezuela se declara livre de minas antipessoais


Entre fevereiro e março foram realizadas três operações de remoção.
Convenção de Ottawa diz que agora 24 países tem remoção completa.

Da France Presse

A Venezuela não possui minas antipessoais em seu território, declarou o presidente do Comitê de Remoção de Minas das Forças Armadas venezuelanas, general Gilberto Antonio Barrios Contreras, em comunicado enviado ao Comitê Permanente de Remoção de Minas da Convenção, que se reúne em Genebra.
"Entre os meses de fevereiro e março de 2013, foram realizadas três operações de remoção de minas de forma simultânea (...) nos postos navais de Isla Vapor, San Fernando de Atabapo e Carabobo, com um total de 658 minas plantadas e o saneamento de sete áreas minadas", informa o texto.
"Conseguiu-se acumular longa experiência e conhecimentos, ao passar do uso inicial de meios e métodos de desminagem pouco adequados para o estabelecimento de uma sólida doutrina de procedimentos operacionais ajustados às Normas Internacionais de Desminagem Humanitária", acrescentou Barrios Contreras.
"É importante destacar que a República Bolivariana da Venezuela não possui mais minas plantadas no território nacional", completou o general.
"Felicito a Venezuela por ter cumprido sua obrigação de desminagem com mais de um ano e meio de antecedência", disse o presidente da Convenção de Ottawa, o embaixador da Eslovênia Matjaz Kovacic, ressaltando que a Venezuela havia estipulado 1º de outubro de 2014, como data limite para completar seus trabalhos de desminagem.
Com a Venezuela, seis dos 11 países americanos que haviam informado à Convenção ter zonas minadas sob sua jurisdição ou controle se declararam livres desse flagelo. Costa Rica, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Suriname e Venezuela cumpriram sua obrigação de desminagem perante a Convenção de Ottawa. El Salvador completou suas operações de remoção de minas antes da adoção da Convenção.
Agora, chega a 24 Estados, de um total de 59, o número de países com a remoção de minas completa, de acordo com a Convenção de Ottawa.
O presidente do Comitê Nacional de Desminagem da Venezuela apresentará oficialmente uma Declaração de Cumprimento na próxima conferência diplomática formal da Convenção, ou XIII Reunião dos Estados-Parte que acontecerá de 2 a 5 de dezembro de 2013 em Genebra, na Suíça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário