MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Você Consegue Identificar uma Nota de Dinheiro Falsa?




Pela terceira vez passo por um constrangimento no caixa de um banco. No momento de efetuar um pagamento, o atendente me fez a seguinte exclamação: “O seu dinheiro é falso!” Lá se vai dias de trabalho, a dignidade de um trabalhador que mesmo não tendo culpa, fica envergonhado diante dos demais presentes na fila de espera. O dinheiro logo é encaminhado pelo banco para verificação no Banco Central do Brasil, enquanto cliente; assino um termo o qual declaro portador de uma nota de dinheiro falsa.
Dentre os três momentos semelhantes ocorrido no banco, nunca fui notificado sobre a confirmação se a nota era realmente falsa. Na correria da sociedade moderna e capitalista nós trabalhadores podemos ser lesados; o fluxo da vida cotidiana acaba roubando parte da nossa atenção! 
Você consegue identificar uma nota de dinheiro falsa?
Segundo o site G1 – Bom Dia Brasil “é possível reconhecer notas falsas, já que a nota do Real é uma das que mais possui elementos de segurança.”
Características apresentada pelo Banco Central do Brasil: “nas notas da primeira família verifique a marca d'água, a imagem latente e o registro coincidente. Verifique também o relevo. Nas cédulas da segunda família do real, verifique a marca d'água, o número escondido, a faixa holográfica (nas notas de 50 e 100 reais) e o número que muda de cor (nas notas de 10 e 20 reais). Sinta também o alto-relevo. A falsificação é crime previsto pelo artigo 289 do Código Penal, com pena prevista de 3 a 12 anos de prisão. Quem tentar colocar uma cédula falsa em circulação depois de tomar conhecimento de sua falsidade, mesmo que a tenha recebido de boa fé, pode ser condenado a uma pena de 6 meses a 2 anos de detenção.”
Em suma, “as notas falsas não são trocadas (Banco Central), por isso precisamos ficar atentos colocando em prática todas as dicas citadas acima, por que diariamente inúmeras cédulas falsas são distribuídas por vigarista que não se preocupa com o prejuízo do outro.


Dhiogo José Caetano Professor, escritor e jornalista 
Comendador da Academia de Letras de Goiás.  Senador da FEBACLA Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes 
Membro das Academias:  ALB (Brasil/Suíça), ACLAC (RJ),  ACLA (MG), CACL (ES), ARTPOP(RJ) e OsConfradesdaPoesia (Portugal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário