MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 30 de junho de 2013

Fiéis participam de procissão fluvial em homenagem a São Pedro, no AM

Evento foi realizado neste sábado (29) na cidade de Manaus.
Festa homenageia padroeiro dos Pescadores e Navegantes.

Mônica Dias Do G1 AM

Imagem do padroeiro percorreu ruas da cidade de Manaus (Foto: Mônica Dias/G1 AM)Imagem do padroeiro percorreu ruas da cidade de Manaus (Foto: Mônica Dias/G1 AM)
Fiéis católicos participaram, neste sábado (29), da 64ª procissão em homenagem a São Pedro, padroeiro dos Pescadores e Navegantes. O evento reuniu centenas de pessoas que ofereceram louvor na presença da imagem do santo na orla fluvial de Manaus.

A celebração foi dividida em três etapas. No início da tarde, os fiéis se reuniram na paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, localizada no bairro Educandus, na Zona Sul da capital. Às 15h30, eles se deslocaram para o Porto das Catraias, no mesmo bairro, e seguiram em procissão fluvial em duas balsas. Após o desfile no Rio Negro, os fiéis retornaram ao Porto das Catraias e seguiram em procissão terrestre até o Centro Social e Cultural Zulândio Pinheiro, onde o bispo auxiliar Dom Mário Antônio presidiu uma missa.
Durante o percurso fluvial, várias embarcações ornamentadas se uniram à procissão, passando pela Ponte do Rio Negro, indo até o Porto Chibatão, localizado no bairro Colônia Oliveira Machado, também na Zona Sul, e retornando ao Porto das Catraias.
O evento é organizado pela paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, paróquia São Francisco das chagas, em parceria com a colônia dos pescadores, Marinha, Polícia Militar, Bombeiros, Capitania dos Portos e Prefeitura de Manaus.
Público variado
Vários pescadores participam do evento para agradecer e pedir sorte na pesca. O pescador aposentado José Rodrigues, de 71 anos, não perde nenhuma procissão há seis anos. "Quando eu pescava, quase não parava em casa e por isso era difícil ter tempo para participar da procissão, mas desde que me aposentei, há seis anos, não perco nenhuma para agradecer pelos bons anos de profissão", disse ao G1.
Já a aposentada Luzi Colares, de 62 anos, participa há 10 anos, para garantir a sorte do filho, que trabalha vendendo peixe. "Venho porque tenho um filho que vende peixes e quando pescador tem sorte, meu filho também tem e não falta peixe na minha mesa", explicou.
Também há aqueles que vão mais pela beleza do evento. O pequeno Sidney Santos, de 11 anos, revelou ao G1 que resolveu participar da procissão porque queria ver os barcos enfeitados. "Meus amigos já tinham vindo e falaram que era muito legal e bonito. Então, pedi pra minha mãe me trazer e não me arrependi. Estou me divertindo muito", disse.
Protestos e manifestações
Além das bênçãos e rezas, Dom Mário Antônio também parabenizou os jovens de Manaus pelas recentes manifestações. "É muito bom saber que a juventude está preocupada e engajada em melhorar o país", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário