MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Baiana barrada na Espanha diz que grupo foi 'tratado como cachorro'


Brasileiros chegaram a Salvador após ficarem 3 dias no aeroporto espanhol.
Grupo denuncia condições precárias de alojamento. Embaixada nega.

Do G1 BA com informações da TV BA

Quatro brasileiros, entre eles duas baianas, afirmam que foram deportados da Espanha depois de ficarem três dias detidos em um alojamento com condições precárias. Segundo eles, o voo saiu no sábado (27) e chegou no domingo (28) no Aeroporto de Barajas, em Madri.
O grupo chegou na capital baiana na noite de terça-feira (30). Eles contam que não houve motivo para a deportação. A estudante de Feira de Santana, Larissa Lima, acredita que a medida pode ter acontecido por discriminação. “Estávamos todos com o passaporte válido, documentos válidos, dinheiro, que eles alegavam tanto, carta de convite, tudo, e mesmo assim eles não deixaram a gente entrar. Trataram a gente como se fóssemos bandidos. Foi por discriminação de brasileiros porque não tem motivo, eles não tinham motivo de fazer isso com a gente. O governo brasileiro deveria fazer a mesma coisa pra ver se acordam para vida. A gente que tem que rever nossos conceitos enquanto estrangeiros. Estrageiro aqui é tratado como rei e a gente é tratado como cachorro lá? Não tem cabimento isso", afirma.
Outro passageiro também se indignou com o tratamento que recebeu lá. “A gente pegou o voo aqui em Salvador às 21h50 e chegamos em Madri às 10h55. Desembarcamos, e na hora da imigração a gente foi selecionado acho que na fila. E retiraram a gente da fila, me retiraram da fila. Me levaram para uma outra sala e fizeram várias perguntas. Me levaram um raio X  e depois disso me levaram na esteira para retirar minha bagagem. Depois me conduziram a outra sala, na verdade um alojamento que eles têm lá. E pediu para aguardar até hoje, dia 30, para retornar para o Brasil. Levei uma multa na Suíça porque meu visto estava atrasado da outra viagem e eles disseram que estava com restrição. A gente tinha dinheiro, não podia comprar nada, a gente não podia falar com ninguém. A gente ficou restrito ali naquele alojamento. E hoje na volta nos conduziram a uma viatura policial, atrás do camburão da viatura policial. Nos conduziram até o avião e a gente pegou o passaporte aqui [Salvador] já, no controle da Polícia Federal”, relata Gilliard Silva, produtor musical.
A cuidadora de idosos Genildete Ramos, que também está entre os quatro brasileiros deportados, afirma que estava indo para Itália e que toda a documentação dela está regular. “O alojamento é umas cadeiras, tem uns beliches. Na última vez que tomei banho foi no sábado, em casa. A comida, o café chegava às 10h. Aquele pão duro, aquele café frio, que eu nem comia. O almoço chegava 3h”, reclama.
Genildete conta ainda que é hipertensa e que todos os medicamentos que toma foram confiscados na Espanha. Os remédios só teriam sido devolvidos após ela ter se sentido mal. “Eu tenho amigo, tenho onde ficar. O casal me esperava no aeroporto. Não vi motivo para eles fazerem isso, se eu não ia ficar ali. Tudo bem, não quisesse deixar passar, mas não largar a gente aí como se fosse uma punição. Teve uma hora que eu desmoronei de nervosa dentro do camburão. Eu falei: ‘poxa, não precisava isso’", lamenta.
A Embaixada da Espanha no Brasil informou que os quatro brasileiros estavam com impedimentos para ingresso no país. O órgão disse que um deles está proibido de entrar na Espanha até 2015 e que um outro disse que ia trabalhar, mas estava com o visto de Portugal vencido.
Segundo a embaixada, as outras pessoas que foram deportadas estariam indo trabalhar na Itália, mas não tinham visto de trabalho. O órgão negou abusos e atos de perseguição aos brasileiros. O Itamaraty informou que até junho de 2013, 150 brasileiros foram deportados da Espanha por não cumprirem os requisitos de entrada no território espanhol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário