MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 30 de julho de 2013

Museu da Alemanha tem rede gigante inspirada em teia de aranha


Visitantes podem caminhar sobre instalação construída a 25 m de altura.
Esferas infláveis de até 300 kg ficam sobre a rede de 3 toneladas.

Do G1, em São Paulo

Instalação 'In Orbit', que está em um museu de Düsseldorf (Foto: Divulgação/Studio Tomás Saraceno 2013/Kunstsammlung NRW)Visitantes caminham na instalação 'In Orbit' (Foto: Divulgação/Studio Tomás Saraceno 2013/Kunstsammlung NRW)
Visitantes podem se sentir flutuando no ar quando caminham em uma instalação gigantesca atualmente em exibição em um museu da Alemanha.
A obra, chamada “In Orbit” (em órbita), é do artista argentino Tomás Saraceno e está no museu Kunstsammlung, em Düsseldorf.
Instalação 'In Orbit', que está em um museu de Düsseldorf (Foto: Divulgação/Studio Tomás Saraceno 2013/Kunstsammlung NRW)Mulher caminha na instalação
(Foto: Divulgação/Studio Tomás
Saraceno 2013/Kunstsammlung
NRW)
A construção fica a mais de 25 metros de altura e ocupa uma área total de 2.500 m², logo abaixo da cúpula de vidro do museu. Ela é formada por uma rede instalada em três níveis, feita em arame de ferro, com meia dúzia de esferas infláveis com diâmetro de até 8,5 metros – a maior delas pesa 300 kg.
Apesar de parecer leve, a malha de ferro pesa 3 toneladas e permite que os turistas se movam por ela.
O artista planejou a instalação durante três anos e teve a colaboração de engenheiros, arquitetos e biólogos para tirá-la do papel. Ele se inspirou nas teias de aranha, e estudou métodos de construção usadas por várias espécies desses animais antes de criar o desenho de sua rede.
Desde que foi aberta, em junho, mais de 10 mil pessoas visitaram a instalação. Mas a forte onda de calor que atinge a Europa acabou danificando o plástico de algumas de suas esferas, e atualmente os turistas podem observar a estrutura, mas não caminhar sobre ela, até que ela seja reaberta – espera-se que no início de agosto.
  •  
Instalação 'In Orbit', que está em um museu de Düsseldorf (Foto: Divulgação/Studio Tomás Saraceno 2013/Kunstsammlung NRW)Turistas sobem na malha inspirada em teira de aranha(Foto: Divulgação/Studio Tomás Saraceno 2013/Kunstsammlung NRW)

Nenhum comentário:

Postar um comentário