MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 30 de julho de 2013

Região da Bacia Leiteira alagoana realiza Conferência de Meio Ambiente


Encontro discute política de resíduos sólidos para o estado.
Representantes da região definem delegados para Conferência Estadual.

Do G1 AL

A  região da Bacia Leiteira de Alagoas promove nesta terça-feira (30) a Conferência Regional de Meio Ambiente. O evento é um preparatório para a 4ª Conferência Estadual do Meio Ambiente e acontece no município de Santana do Ipanema. Entre os objetivos estão promover o debate e a implementação das políticas estadual e nacional de resíduos sólidos, além de eleger os delegados que deverão representar os municípios na Estadual.
Esta é a terceira conferência regional realizada no estado e deverá reunir representantes de 19 municípios. Na sequência segue o calendário das outras quatro que faltam ser realizadas. Dia 1º de agosto será a vez da Regional Agreste, em Arapiraca, com 21 municípios. No dia 2 haverá a Regional Sul, em Coruripe, com representantes de 14 municípios. A Regional Norte, será realizada dia 6, em Porto Calvo, com mais 15 municípios.
Para finalizar a Regional Metropolitana acontecerá em Maceió, dia 08, e com representantes de 10 municípios. As outras duas regionais, Sertão e Zona da Mata, já foram realizadas, respectivamente dias 20 e 25 de julho, nos municípios de Inhapi e União dos Palmares.
Durante cada uma das Regionais são escolhidos 40 delegados, entre representantes da iniciativa privada, poder público e sociedade civil – que engloba movimentos sociais e populares, entidades acadêmicas, comunidades tradicionais e Organizações Não Governamentais (ONGs). Eles serão responsáveis por apresentar 20 propostas que serão consolidadas durante a Conferência Estadual que será realizada dias 23 e 24 de agosto, em Maceió, quando serão definidos os delegados para a Conferência Nacional.
O Comitê Organizador Estadual (COE) é formado por representantes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH); Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA); Instituto do Meio Ambiente (IMA); Universidade Federal de Alagoas (UFAL); Secretarias Estaduais de Educação e Esportes (SEE) e da Saúde (SESAU); entre outros órgãos públicos, privados e da sociedade civil organizada.
Cada Conferência Regional possui uma Comissão Organizadora, formada por representantes dos governos municipais e estadual, dos movimentos sociais, dos trabalhadores e do setor empresarial patronal. Elas deverão seguir os procedimentos e metodologia de referência estabelecidos pela COE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário